Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 16 de agosto de 2009

O que pensariam os pais do docudrama, Rossellini e Watkins, de "Maria Antonieta"?

Como o cinema costuma tratar os reis as rainhas? Lembremos "Maria Antonieta", de Sofia Coppola, Oscar de Melhor Figurino. Numa ótica reducionista, a diretora retrata a esposa de Luis XVI como apenas uma adolescente irresponsável. Para descrevê-la, ela se inspira nos jovens de hoje. Tanto que, para espanto de todos, coloca rock muita música pop na trilha sonora. Por sorte já foi lançado o DVD de "Ao Balanço da Horas", de 1956, que tem como tema a 1ª banda de rock da história: “Bill Halley e seus Cometas”. A aparência dos jovens daquela época surpreende, porque eles pareciam fisicamente mais maduros que os dos tempos atuais. Podemos concluir, portanto, que há 50 anos, as pessoas amadureciam mais cedo. Imagine-se, então, há 220 anos.

O principal problema de Sofia Coppola não é ter abordado somente o lado mundano dos monarcas. Mas o de ser igualmente superficial ao comentar a Revolução Francesa que transformou radicalmente a história mundial no século XVIII. A participação da França na guerra de Independência do EUA ao lado dos americanos, por exemplo, é reduzida a uma mera aventura do rei. Já a etiqueta da corte é vista pela entediada rainha como “uma mania ridícula”, mesmo sendo um dos pilares do sistema político da monarquia.
O cinema de Roberto Rosselini mostra isso em "A Tomada do Poder por Luis XIV" (1966), o primeiro que ele realizou para a RAI, que infelizmente ainda não temos em DVD. (foto acima) Era um verdadeiro "docudrama", curiosamente contemporâneo à experiência de Peter Watkins na BBC, com "Culloden" (1964), considerado um marco inicial desse gênero que se situa a meio caminho entre a ficção eo documentário. (foto abaixo) Como vemos, a televisão pública foi o ventre que gerou os dois rebentos quase ao mesmo tempo: um na Inglaterra, outro na Itália.

3 comentários:

BIQUÍNIS GUARUJÁ disse...

Professoooor!!! Que legal encontrá-lo e ver que continua com essa pinta de galã.Tb continuo a dar meus tirinhos.Esto morando no Guarujá faz 20 anos e gostaria de recebê-lo se aparecer na cidade. Estou no www.marinhoguzman.com

Felicidades!!!!

Anônimo disse...

Olá,

parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-los a visitarem o nosso ...minervapop@blogspot.com...

Obrigado

Anselmo

Anônimo disse...

Olá,

parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-los a visitarem o nosso ...minervapop@blogspot.com...

Seria uma honra, pois temos um post sobre seu Livro "os melhores filmes novos"....

Obrigado

Anselmo