Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"Bruno": comédia que faz sátira e humor fingindo ser um documentário de verdade


Quem gostou “Borat”, que o inglês Sacha Baron Cohen (Londres, 1971) lançou em 2007, deve estar esperando outra dose cavalar de palhaçadas com este “Bruno”. Assim como o anterior, o filme apresenta uma enxurrada de quadros cômicos montados numa linha semelhante. O protagonista vivencia uma série de situações que, em sua maioria, lembram uma entrevista, ou um falso-documentário. “Borat” era um repórter do Cazaquistão que veio fazer uma reportagem nos Estados Unidos. E “Bruno” apresenta de um programa austríaco de TV sobre moda que cai em desgraça na Europa, e vem procurar trabalho em Los Angeles.
Radicalmente gay e despudorado, na busca de espaços na mídia, ele ignora toda e qualquer regra de compostura. Esse esquema narrativo permite desenvolver a linha de trabalho sempre politicamente incorreta de Sacha Baron Cohen que consiste em colocar o personagem em confronto com gente comum. A graça é obtida a partir do espanto dessas vítimas que julgam estar lidando com alguém de verdade e não com uma figura de comédia. Nesse sentido e, se esses cidadãos estivessem de fato iludidos, estaríamos diante de um gênero que mistura humorismo e documentário. A foto acima se refere à cena mais engraçada do filme: um programa de TV, tipo Oprah, em que Bruno leva o garoto que adotara como filho, para imitar as demais celebridades de Hollywood.

Mas, diferentemente do que vemos em “Borat”, algumas dessas pessoas são famosas, como Paula Abdul, Elton John, Harrison Ford, além dos cantores Sting e Bono Vox. E isso leva a supor que as desconhecidas também estejam recebendo cachê. Em resumo aquilo que, em “Borat, era uma novidade absoluta, parece se transformar agora em algum tipo de maneirismo.


Bruno
Brüno
estreia 14 de agosto 2009
Gênero: Comédia
Distribuição: Columbia

EUA - 2009 – 79 min
Direção: Larry Charles
Sacha Baron Cohen, Paula Abdul, Gustaff Hammarsten

Nenhum comentário: