Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O surpreendente “Gomorra” é a referência para o filme italiano “Almoço em Agosto”

O diretor é Gianni di Gregório, que fez o roteiro de "Gomorra". E o produtor é Matteo Garrone, que dirigiu aquele filme sobre a máfia napolitana. Mas aqui não há um só pingo de violência ou crime. O próprio Gianni di Gregório faz o papel de um romano de meia idade, morador de um velho apartamento com a mãe bastante idosa.
Na foto acima, Valéria di Franciscis iniciando em cinema.
Para cuidar dela, parou de trabalhar e, por isso, se acha em situação financeira tão difícil que nem paga mais o condomínio e a conta de luz. Durante um feriado, e em troca de perdão para as dívidas, ele aceita hospedar a mãe e a tia do síndico do prédio. Ao mesmo tempo, o médico a quem ele deve muitos honorários pede que ele também hospede a sua mãe igualmente idosa. De repente, portanto, o apartamento se transforma numa casa de repouso para a terceira idade.
O humor vai se manifestando aos poucos, à medida que as velhas damas vão demonstrando as suas manias particulares. Uma delas chega a fugir do local, para tomar vinho num bar da vizinhança, obrigando o anfitrião a uma noite de vigília e preocupações. Sem atores profissionais, a comicidade não vem de piadas pré-fabricadas, mas brota espontaneamente da própria estranheza da situação, como se “Almoço em Agosto” buscasse uma espécie de realismo ainda mais radical do que aquele inaugurado na Itália dos anos 40. Qual a diferença? Em "Roma Cidade Aberta" (1945), Anna Magnani dizia as falas escritas por Rosselini. Aqui, di Gregorio deixa que a estrelinha Valeria Di Franciscis improvise o seu próprio texto.

Almoço em Agosto
Pranzo Di Ferragosto
Itália - 2008 – 75 min
estréia 07/08/2009
distribuição Imovision
gênero comédia
Direção Gianni di Gregorio
Com Gianni di Gregorio, Valeria di Franciscis,
Marina Cacciotti, Maria Calì

Nenhum comentário: