Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

"Se Nada Mais der Certo" da série: os melhores filmes que esqueci de comentar em 2009

O filme abre com a seguinte frase de Jean Jacques Rousseu que resume a posição do pensador suiço sobre a ligação entre a igualdade de direitos sociais e a desigualdade econômica: "uma sociedade só é democrática quando nela ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém." Esse pensamento deve ter orientado a criação do filme que, por meio de seus personagens, se aprofunda na patologia social do capitalismo, tal como se manifesta no Brasil e especialmente em São Paulo.

José Eduardo Belmonte nasceu em São Paulo, mas cresceu e se formou no Distrito Federal. Em seu filme "A Concepção", de 2006, ele retratou em profundidade o ambiente cultural de Brasília. E fez isso por meio de personagens jovens, mesmo porque a cidade tinha apenas 45 anos de idade. Este último filme já se passa em São Paulo, mas ele permanece focalizando aquela mesma faixa etária, com algumas diferenças. No trabalho anterior, os protagonistas eram da elite, filhos de diplomatas sempre fora do país e que enlouqueciam por falta de identidade social e referências éticas.
Neste, os personagens centrais também são jovens, só que massacrados pelo achatamento da classe social a que pertencem: um jornalista sem vínculo empregatício (Cauã Reymond), um motorista de taxi sem veículo próprio (João Miguel) e uma menina da noite que faz a ponte entre eles e a marginalidade (Caroline Abras). É um filme sobre o desespero e os efeitos que ele pode causar, realizado numa linha estilística de baixo orçamento, com equipe reduzida, filmagem em locação e iluminação natural. Um aspecto importante do roteiro é a conexão disso tudo com a corrupção na política e demais esferas da vida pública. Aguardamos o lançamento em DVD deste trabalho tão importante, um dos melhores de 2009.

Se Nada Mais Der Certo
Se Nada Mais Der Certo
estreia 14/08/2009
gênero: Drama / social / política
Brasil / 2008 / 120 min
Direção José Eduardo Belmonte
Com João Miguel, Cauã Reymond ,
Leandra Leal, Caroline Abras , Luíza Mariani

Nenhum comentário: