Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ainda que não seja inteiramente um filme teatral, "Tempos de Paz" é teatro filmado.

Nada contra a direção de Daniel Filho. Mesmo tendo assinado dois "Se Eu Fosse Você", desde que co-produziu “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, ele sonhava em fazer um filme nessa linha. Muito menos contra a produção, perfeita em todos os aspectos, em especial na música de Egberto Gismonti e a direção de arte de Marcos Flaksman. Ponto para a sequencia de abertura que é montada como um documentário sobre o fim da guerra. Tudo bem quanto ao texto teatral de Bosco Brasil, já testado nos palcos: um diálogo tenso e equilibrado, capaz de sustentar todo um espetáculo.
Ao fim da 2ª Guerra, um polonês interpretado por Dan Stulbach chega ao Brasil, eufórico e falando português. Como é que pode? Nesse ponto já se abre a oportunidade para a criação de personagens especialmente concebidos para o filme; Como o preso político interpretado pelo próprio Daniel Fillho e um policial que estranha o fato e comenta com o chefe: um especialista em soltar a língua de presos políticos vivido por Toni Ramos. Com o abrandamento da ditadura Vargas, durante a qual fora bastante ativo, este torturador se acha meio encostado na alfândega, porém, com a incumbência de ficar de olho na possível chegada de um foragido nazista.
O polonês torna-se suspeito, ao declarar-se “agricultor”ainda que não apresente calos nas mãos. Desde o início, a propósito, Dan Stulbach interpreta num tom acima do que seria adequado para a lente do cinema. Segue-se o longo diálogo que consiste na peça original e que tem como desfecho uma homenagem à profissão de ator -- que é, aliás, o que salva o imigrante de um triste destino. Mas, este personagem se mostra mais consistente que o de Toni Ramos que, na adaptação para o cinema, não ganhou motivação suficiente para fundamentar a sua conduta de inquisidor. É que o roteiro do filme foi escrito pelo próprio autor da peça, sem o necessário apoio de um roteirista de cinema.

Tempos de Paz
estreia 14 de agosto 2009
Brasil - 2009 – 82 min.
Gênero: Drama / História
Distribuição Downtown
Direção Daniel Filho
Com Tony Ramos, Dan Stulbach,
Daniel Filho, Louise Cardoso, Ailton Graça

Nenhum comentário: