Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"O Milagre de Santa Luzia": documentário musical sobre os sanfoneiros de todo o Brasil

Parece uma orquestra andando e tocando ao mesmo tempo. Mas é apenas o acordeão de Dominguinhos, produzindo todos os efeitos de ritmo, harmonia e fraseado melódico que um único instrumento pode oferecer. Esse é apenas o começo de um documentário musical, em que a sanfona e a música popular brasileira são os temas principais. A arte de músicos como Sivuca e Borghetinho estão no primeiro plano.
Ao contrário do que acontece nos filmes de ficção, não é necessário que os personagens de documentário carreguem uma ação dramática. Mas é essencial que eles possam partilhar conosco esse milagre de presenciar uma mesma experiência real. Por mais que a música interpretada diante da máquina de filmar já esteja escrita e ensaiada, cada execução de uma peça musical é única inteiramente original. É isso que faz a força desse novo gênero em que cada tomada é ao mesmo tempo encenada, como no documentário clássico, e necessariamente imprevisível, como no cinema-verdade.

Neste trabalho de Sérgio Roizenblit, Dominguinhos é o guia de uma viagem em que visitamos todos os maiores sanfoneiros do país, em seus ambientes naturais e humanos. O ponto de partida é o mundo de Luiz Gonzaga e a devoção pernambucana à Santa Luzia, em cujo dia 13 de dezembro ele nasceu. Dia de um antigo ritual descrito como tragédia por Patativa do Assaré, também personagem do filme. Na verdade, este documentário opera sucessivos milagres de encantamento poético e transe musical, cada um deles equivalente à magia cinematográfica conjurada por mestres do documentário, como Jean Rouch.
Milagre de Santa Luzia
gênero documentário musical
estreia 28/8/2009
Brasil 2008 104 min
Distribuição Miração Filmes
Direção de Sergio Roisenblit
Com Dominguinhos, Sivuca, Patativa do Assaré,
Borguetinho, Mario Zan, Oswaldinho

4 comentários:

Anônimo disse...

Luciano.
Não assisti esse filme, mas pretendo fazê-lo em breve.
Mandei um comentário para você, mas creio que fiz tudo errado e para variar fui deletada impiedosamente.
Regina

Maira G. disse...

Me deu vontade de assistir. Seus textos são ótimos!

Fiz um comentário em um post seu de 07 de junho [sobre o filme Caramelo] e, a partir de agora, acompanharei seu blog.

Um abraço!

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a),estou precisando muito da ajuda de todos os amigos. estou montando uma minibiblioteca comunitária pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,se voce puder me ajudar estou fazendo uma campanha de doações. pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3, ou pode doar livros ,ou pode doar máquina de costura, ou pode doar retalhos, ou pode doar computador usado. se quizer fazer aguma doação entre em contato com meu email: asilvareis10@gmail.com ,eu darei o endereço de remessa. se voce não puder me ajudar com doações pode divulgar minha campanha, tenho 2 blogs no google gostaria da sua visita: Eulucinha.blogspot.com ,obrigado pela sua atenção

Marcelo disse...

hehehe, fui a visita número dezesseis mil.
Parabéns pelo seu blog.... Muito bonito