Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"Coco antes de Chanel", embalagem vistosa de produto fora do filme: a vida real da estilista

"Coco antes de Chanel" vale pelo que mostra de mais evidente, como um bolo do qual só podemos experimentar a cobertura, impondo-nos a frustração de não ter acesso àquilo que sabemos encontrar-se oculto por trás da primera camada de açucar e confeitos. O roteiro se concentra em pinçar alguns episódios da biografia e alguns traços de personalidade da moça que se tornaria uma das mais importantes estilistas de moda no século XX, só para tentar justificar o seu futuro sucesso. Seria a mesma coisa que tentar explicar a vitória de um general numa batalha pelos planos que ele formulou e pelas técnicas militares que aprendera. Nesse caso imaginário, o historiador estaria se esquecendo de reparar que, no lado derrotado, existe outro general tão competente quanto e que tinha formulado estratégias igualmente engenhosas, ainda que derrubadas pela complexidade e pelo imprevisível dos fatos. No filme "Cartas de Iwo Jima", por exemplo, o diretor Clint Eastwood não comete esse erro e acerta em cheio. Mas nesse docudrama da experiente diretora e roteirista Anne Fontaine é tudo certinho demais, como se houvesse uma predestinação conduzindo a história da garota interpretada por Audrey Tatoo: o talento para o desenho, associado a um olhar crítico em relação à exagerada indumentária da belle-époque e a prática diária como costureira profissional. Tatoo se apoia na semelhança física com a personagem, mas é Emanuelle Devos quem rouba a cena, recriando com precisão a figura de uma mulher típica do "mundo artístico" daquela época. O roteiro chega até à ousadia de relacionar o que seria uma certa falha de caráter, segundo a moral daquele tempo, com a sua disponibilidade de inovar de modo radical. A jovem Coco vivia com um homem muito rico apenas por conveniência e interesse. Quantas outras jovens costureiras teriam feito o mesmo e continuaram no anonimato? E quantas outras, ainda que talentosas, permaneceram como operárias, exatamente por não tê-lo feito? Mesmo assim se percebe algo de timidez da roteirista em relação a esta personagem tão idolatrada e poderosa. A sua ambiguidade sexual, por exemplo, se mostra igualmente amenizada, mesmo com a atuação agressiva de Emanuelle Devos. Por outro lado, revela-se a permissividade reinante, com frases como "me empresta o seu amante?". E tenta-se a insinuação de um relacionamento a três, em momentos que lembram "Jules e Jim" (1962), escrito por Henri Pierre-Roche, um contemporâneo de Coco.
Notas de rodapé:
Vale ressaltar as boas idéias cinematográficas da diretora, como o uso da câmara subjetiva para sublinhar capacidade de observação da protagonista, tendo as roupas como objeto central. Esse procedimento tem como resultado a difícil tarefa de mostrar a gestação de um estilo no íntimo da personagem central, antes mesmo dela se tornar uma estilista. Outro mérito é a unidade psíquica da dramaturgia, feliz em apresentar a tese da associação entre carência afetiva e estímulos para a energia criadora. Note-se a sequência do primeiro dia de visita no orfanato, em que a menina alí abandonada pelo pai aguarda em vão a sua presença. Ninguém veio vê-la e não há frustração maior que essa para a alma de um artista. A tristeza dessa imagem se inverte e se completa no final do filme, quando Coco percebe a "casa cheia" na apresentação de seu primeiro desfile vitorioso.
Coco Antes de Chanel
Coco Avant Chanel
França (2009) – 110 minutos
Gênero drama / história
estréia 30 10 2009
Direção Anne Fontaine
Com Audrey Tautou , Benoît Poelvoorde ,
Alessandro Nivola , Emanuelle Devos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Luciano.
Sua crítica é ótima. Adoro Coco Chanel pelo que ela representou a todas as mulheres. Uma pena que o filme, como você diz, é para comer-se somente a cobertura do bolo.
Irei vê-lo de qualquer forma.
Obrigada pelo seu trabalho!
Regina Horemans

himiko disse...

coco é sempre uma lenda

visita o meu blog
http://misturadna.blogspot.com/