Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Em sua ousadia, "Distrito 9" presta uma sutil homenagem ao gênio de Orson Welles

O filme “Distrito 9” é produzido por Peter Jackson, o responsável pela grife "O Senhor dos Anéis" e pela versão mais recente de "King Kong". Numa linha totalmente oposta àqueles épicos fantásticos, este imagina uma verdadeira cidade de alienígenas vivendo como favelados na África do Sul. Uma nave descomunal estacionou sobre a cidade de Johanesburgo e seus quase dois milhões de ocupantes, famintos e desnorteados, foram alojados num campo de concentração. Sua aparência repulsiva provoca total aversão dos habitantes que, depois e 20 anos de convivência, decidem transferi-los para fora da cidade.
Tudo se complica quando um funcionário do governo é contaminado com um misterioso material genético e começa a se transformar fisicamente num alienígena. Esse processo é semelhante ao que vimos em "The Fly" (1986 - David Cronenberg) filme que nítidamente inluenciou o design destes ETs de Jackson. Provavelmente para ampliar a impressão de realidade, o filme adota o formato de um documentário ou noticioso. Ou seja, tudo é narrado por meio de entrevistas falsas em que atores desconhecidos respondem para a câmara como se fossem cientistas, policiais transeuntes e o próprio personagem central, antes de ser infectado.
Acima, o alienígena de Peter Jackson.
Abaixo "A Mosca" de David Cronenberg
A encenação procura seguir essa linha de modo radical, mas não consegue. Assim como aconteceu com Orson Welles, em sua histórica adaptação radiofônica de "A Guerra dos Mundos" transmitida em 1938 que, só na primeira parte, tinha o formato de um noticiário. Quando, por exemplo, o personagem central de “Distrito 9” está se escondendo, não há ali nenhuma câmara de reportagem e, ainda assim, acompanhamos a sua movimentação – isso, portanto, que não chega a ser um defeito do filme. Mas um lembrete de que em cinema não vale considerar apenas o que se vê na tela, mas principalmente a maneira como aquilo se mostra. A metáfora com a desumanidade do apartheid sul-africano é evidente. Mas, o drama não se limita a isso e, por meio desse herói que lembra o clássico Prometeu, discute a fragilidade da condição humana.

DISTRITO 9
District 9
Nova Zelândia/África do Sul 2009 – 112 min
estreia 16/10/2009
Gênero Fantasia / Ficção Científica
Distribuição Columbia
Direção Neill Blomkamp
Com Sharlto Copley, Jason Cope,
Nathalie Boltt e Sylvaine Strike

Um comentário:

Anônimo disse...

Luciano.
Assisti o filme e achei seu comentário muito esclarecedor. Para quem conhece a África do Sul, torna-se ainda mais interessante.
regina horemans