Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"O Desinformante", o quarto Soderbergh em 2009: verdade como se fosse mentira

Neste que é um dos melhores filmes da temporada e, certamente, o melhor trabalho de Steven Sorderbergh nos últimos anos, temos uma comédia que lembra o estilo dos irmãos Cohen, mas é muito superior ao que essa dupla tem mostrado recentemente. Inclusive porque “O Desinformante” se fundamenta num caso real, tal como foi narrado por Kurt Eichenwald, repórter do New York Times. Vivido com brilhantismo por Matt Damon, Mark Withacre é um executivo em ascensão que resolve revelar para o FBI algumas falcatruas da emprese em que trabalha. Em seguida, se transforma em informante do governo e passa a gravar reuniões secretamente, brincando de agente secreto.
Porém, essa figura aparentemente ingênua tem muito mais aspectos do que podemos revelar para não estragar as surpresas do roteiro. Ao levar para o cinema esse inacreditável personagem de um livro de não-ficção, o diretor utiliza recursos narrativos da comédia com excelentes resultados. E o cineasta chega a brincar com o gênero de cinema documentário ao colocar na boca do protagonista a frase “eu queria ser uma mosca na parede para ver a cara dele”. A expressão "mosca na parede" se refere ao posicionamento da câmara nos documentários da linha "cinema direto", que se praticava nos anos 60 nos Estados Unidos. É como se Soderbergh nos dissesse: "já tratei histórias fictícias ("Bubble", "Confissões de uma garota de programa") como se fossem verdadeiras e agora filmo uma história real como se fosse uma comédia".
Na estrutura do roteiro, destaca-se a comicidade oferecida pela narração em off na primeira pessoa. Ela permite que observemos o que o passa pela mente do informante enquanto está agindo. E nem sempre o que ele pensa tem relação lógica com o que faz. Essas frases são tão absurdas e engraçadas que aparecem como ilustração sonora no site oficial do filme. Aliás, o compositor do fillme Marvin Hamlisch está em seu terreno preferido que é o humor. Foi ele o pianista que Croucho Marx convidou para acompanhar as suas históricas apresentações como "stand up comic" no Carnegie Hall. Ele se diverte pontuando a trilha sonora com impagáveis comentários musicais sobre a história, recorrendo a citações e paródias de melodias amplamente conhecidas. É um show à parte que, desde já, o credencia para um terceiro Oscar.
DESINFORMANTE
The Informant!
etreia 16 10 2009
EUA - 2009 – 108 min.
Gênero comédia / história
Distribuição Warner Bros.
Direção Steven Sorderbergh
Com Matt Damonm, Lucas McHugh Carroll e Eddie Jemison

Nenhum comentário: