Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mostra José Dumont no Centro Cultural Banco do Brasil

Entre os dias 3 a 14 de dezembro, o CCBB exibe uma retrospectiva dos filmes com José Dumont, com o sugestivo título de "O Homem que Virou Cinema". Trata-se de uma referência ao filme de João Batista de Andrade em que o protagonista "virava suco" e que ganhou o medalha de ouro no Festival de Moscou de 1981, na época a capital da União Soviética. O Homem que Virou Suco (na foto acima) foi sucesso também entre nós e deu ao ator a persona do nordestino de rosto comum e figura insignificante, porém capaz de altas malandragens.

Dumont é um intérprete essencialmente de cinema, sempre com o timing e a fotogenia exatos. Pode vez ou outra aparecer no teatro ou na TV, mas o negócio dele é a tela grande. Na foto colorida, ele está em Os Dois Filhos de Francisco, como o empresário de caráter duvidoso que explora e lança os heróis no mundo artístico. Mas talvez a ambiguidade mais sutil do tipo humano que ele geralmente encarna esteja em A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. Ele convida Macabéa para um café e ela pergunta se pode ser com leite. No que ele responde sem pestanejar: "Pode. Mas se for mais caro, você paga a diferença!"
Para a Mostra foram selecionados 19 filmes filmados nos últimos 30 anos. Além deles , haverá também um debate com o ator e os cineastas Eliane Caffé (Kenoma e Narradores de Javé) e João Batista de Andrade (O homem que virou Suco), no sábado, dia 6. Os títulos são:
O Homem que Virou Suco
Gaijin - Os Caminhos da Liberdade
2 Filhos de Francisco
Kenoma
Brincando nos Campos do Senhor
Até a Última Gota
Cidade Baixa
Morte e Vida Severina
Tigipió – Uma Questão de Amor e Honra
A Hora da Estrela
Avaeté – A Semente da Vingança
Abril Despedaçado
Coronel Delmiro Gouveia
Tudo Bem
Árido Movie
Narradores de Javé
Memórias do Cárcere
Onde Anda Você
O Baiano Fantasma

Nenhum comentário: