Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sábado, 29 de outubro de 2016

Os filmes lançados no circuito comercial de SP na semana iniciada em 20 10 2016



Cena de "No Fim do Túnel", destaque dentre as estreias da semana

Estamos em plena Mostra Internacional de Cinema, a de número 40. Antigamente se dizia que “a vida começa aos 40” e, portanto, o cinema está começando de novo aqui em São Paulo. No entanto, apesar da presença de mais de 300 filmes novos em oferta na cidade, o mercado prossegue em sua rotina de lançamentos semanais. Aqui estão eles.
O melhor de todos é sem dúvida o argentino em co-produção com a Espanha "No Fim do Túnel". Dirigido pelo prestigiado Rodrigo Grande e protagonizado por Leonardo Sbaraglia, que vimos em Relatos Selvagens e, muito recentemente na produção brasileira O Silêncio do Céu, trata-se de uma obra de suspense de primeiríssima qualidade. Digna dos grandes mestres do gênero.
Um viúvo paraplégico vive sozinho, até que decide alugar um dos quartos da sua casa para uma stripper e sua filha. Ele ainda não sabe que a moça pertence a uma quadrilha que estava cavando um túnel por baixo da casa, para roubar um banco da vizinhança. Por outro lado, os bandidos desconhecem que ele é um engenheiro eletrônico e que resolve interferir para atrapalhar o plano. O diretor Rodrigo Grande dá um show no ritmo da montagem e na competência com que filma as cenas eletrizantes nas quais o protagonista se movimenta na penumbra do túnel.
Para compensar temos uma decepção, com o cultuado cineasta Richard Linklater. Ele que fez obras marcantes como Antes do Por do Sol e Boyhood, da Infância à Adolescência. Trata-se de "Jovens, Loucos e Mais Rebeldes", uma comédia sem enredo, apenas com situações supostamente engraçadas sobre jovens universitários que ingressam numa universidade americana, no começo dos anos de 1980, e vão integrar um time de baseball.
Bem mais sério é "O Contador", com BenAfleck e J.K. Simmons. É dirigido por Gavin O'Connor que se notabilizou no Festival Sundance, com Livre para Amar de 1999. O personagem central é um contador de aparência comum que, no entanto, trabalha para uma organização criminosa das mais atuantes do mundo.
Importante mesmo, do ponto de vista histórico e cultural, é "O Mestre dos Gênios" no qual Colin Firth faz o papel do editor americano de livros Max Perkins. Para termos uma ideia da sua importância, basta dizer que foi ele quem descobriu e orientou autores como Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. O filme mostra como ele atuou como parceiro do escritor Thomas Wolfe, interpretado no filme por Jude Law. Trata-se do 1º filme dirigido pelo conhecido ator Michael Grandage e que, compreensivelmente, peca pelo excesso de teatralidade.
Finalmente temos mais dois filmes de mistério e suspense, ambos sem grande importância: O drama de horror "Ouija - Origem do Mal" "A Nona Vida de Louis Drax", dirigido pelo jovem francês Alexandre Aja,especializado no gênero.

Nenhum comentário: