Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dicas de filmes nacionais do gênero juvenil para o mês das crianças


Cena do filme "O Escaravelho do Diabo"

Para mês das crianças, não há uma oferta abundante de títulos infantis. Por isso, é possível que pais e filhos procurem títulos já vistos para encontrar as suas opções de lazer. Fugindo um pouco dos desenhos animados, teremos bons filmes com atores ao vivo e, muitos deles, com histórias educacionais. Entre eles, temos dois títulos brasileiros, ambos ultrapassando os limites habituais das comédias que vem dominado a cena nacional.
“O Escaravelho do Diabo” é o primeiro longa de Carlo Milani, que vem trabalhando há 15 anos como diretor de séries na TV, como por exemplo “América” e “Amazônia”. O projeto pertence a um gênero ignorado pelos produtores nacionais – com raras exceções, como Breno Silveira (de “Eu e o Meu Guarda Chuva”) e Laiz Bodanski (de “As Melhores Coisas do Mundo”). Trata-se do filme juvenil, no caso uma história de suspense baseada num livro famoso de Lucia Machado de Almeida.

Uma pacata cidade do interior começa a ser ameaçada por um assassino serial que escolhe os ruivos para atacar. O personagem central é o adolescente Thiago Rosseti, mas os atores que se destacam são Celso Frateschi, Lourenço Mutarelli e, principalmente, Marcos Caruso – como sempre acrescentando um toque de humor à sua atuação.

Um pouco anterior é "Orquestra dos Meninos" do diretor Paulo Thiago, um veterano que em sua carreira realizou filmes com enfoques dos mais diversos. Em “O Vestido”, ele adaptou Carlos Drummond de Andrade. Fez o mesmo com Guimarães Rosa e Lima Barreto, em “Sagarana, o Duelo” e “Policarpo Quaresma”. Recentemente presenteou a todos com “Coisa Mais Linda”, um belo documentário sobre a Bossa Nova. 

Pelos temas e autores escolhidos, é possível perceber que ele é um cineasta que prefere filmar coisas do Brasil. Mas de um Brasil que não merece ser reduzido a um cenário de crimes e conflitos sociais pelo seu próprio cinema. Ele que, em 1973, tentou retratar o heroísmo patriótico em “A Batalha dos Guararapes”, agora se volta para o heroísmo individual e prioriza um país que, segundo ele, “deu certo”. Estamos falando de “Orquestra dos Meninos”, de 2008, baseado numa emocionante história real.


Nos anos de 1980, no interior de Pernambuco, um jovem maestro decidiu ensinar música a crianças que trabalhavam no campo. Formou uma orquestra que deu origem a uma fundação cultural e, mesmo assim, despertou a antipatia dos poderosos locais. O personagem é vivido com garra e humildade por Murilo Rosa. “Orquestra dos Meninos” é tão colado na realidade, que boa parte dos verdadeiros protagonistas da história estava presente no lançamento do filme. 

Nenhum comentário: