Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" torna-se um grande espetáculo nas mãos de Tim Burton


Johnny Depp (centro) protagoniza a versão da história dirigida por Tim Burton (de 2005)

Nem só de desenhos animados vive o cinema infantil. Agora que Tim Burton vem tratando mal o mito de Alice no complicado “Através do Espelho”, é o momento de retomar algumas pérolas do passado - um passado, aliás, que já foi várias vezes revisitado. Estamos falando de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", um filme rigorosamente feito para crianças por Tim Burton, que está em cartaz com "O Lar das crianças Peculiares".
Por meio de cinco personagens infantis, ele traça um painel de comportamentos positivos e negativos (de pais e de filhos) que, evidentemente, merecem recompensa ou punição. Nas mãos de Tim Burton, a história edificante de Roald Dahl adquire a estatura de grande espetáculo, ideal para esta semana das crianças. O seu estilo sombrio e de inspiração expressionista se manifesta em todos os aspectos do filme. Especialmente na cenografia e na concepção realmente fantástica da fábrica de chocolate.
O seu misterioso dono proporciona uma jornada cheia de maravilhas (e de horrores) a 5 jovens convidados escolhidos por concurso. Entre eles, uma menina milionária e mimada e outra que vive para competir com as demais; um garoto comilão e outro
 viciado em jogos de computador (e de comportamento agressivo). A quinta criança é o herói: Charlie, um garoto extremamente pobre e de bom coração, que vive em harmonia com a sua família.

Tim Burton (centro) dirige cena de "A Fantástica Fábrica de Chocolate"

O papel é de Freddie Highmore, que foi o Peter de "Em Busca da Terra do Nunca", filme em que contracenava com Johnny Depp - como acontece também aqui, em que Depp interpreta o dono da Fábrica de Chocolate. Esse personagem é uma pessoa que não superou os problemas de infância.

Existe uma versão para o cinema filmada em 1971. O cômico Gene Wilder era Willie Wonka, o dono da Fábrica de Chocolate que convida 5 pré-adolescentes para passar um dia com ele dentro da Fábrica. Aquele filme foi financiado pela aveia Quaker, que pretendia lançar uma nova marca de chocolate. A receita do produto não funcionou e a marca foi vendida para a São Luís, que mais tarde foi comprada pela Nestlé.

"Pure Imagination", interpretada por Gene Wilder (Wyllie Wonka), marca o filme de '71

Mas a receita cinematográfica de Tim Burton tem tudo para ser infalível. Especialmente, pelo requinte dos efeitos especiais e, pela atuação única de Johnny Depp. E, finalmente, pela música de Danny Elfman, o compositor que já criou várias trilhas para os filmes de Tim Burton. O filme não é um musical, mas as canções que ele fez para descrever e criticar o comportamento dos personagens infantis funcionam muito bem nesta "A Fantástica Fábrica de Chocolate"

Nenhum comentário: