Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Os filmes lançados no circuito comercial de SP na semana iniciada em 13 09 2016 (II)


O diretor polonês Andrzej Wajda ganha retrospectiva na 40º Mostra de SP
Por causa do feriado da semana passada, passamos para esta o tradicional comentário sobre as estreias da semana. Esta é uma semana um tanto agitada pela proximidade da abertura da 40ª Mostra Internacional de Cinema de SP, que é o acontecimento cinematográfico mais importante no calendário cultural da cidade.

Além das centenas de filmes inéditos internacionais e dezenas de pré-estreias brasileiras, o público de São Paulo vai desfrutar eventos especiais, como por exemplo, uma retrospectiva de 17 títulos do diretor Andrzej Wajda.

Cena do filme "Kanal", clássico de Wajda

Ele foi um dos primeiros diretores a colaborar para o cinema polonês se tornar conhecido no resto do mundo. Wajda permaneceu ativo até o seu falecimento, aos 90 anos, no último domingo, 09 de outubro. Antes de obras primas como "Kanal" (1957) e "Cinzas e Diamantes" (1958), por exemplo, os brasileiros nem sabiam que existia cinema na Polônia.
O filme “Noite de Verão em Barcelona” não é falado em espanhol, mas em catalão que é o idioma mais usado naquela região da Espanha. Esta é uma comédia que envolve seis histórias de amor manifestadas durante a noite de 18 de agosto, na qual o cometa Rose atravessa o céu de Barcelona. Por ser a mais quente do ano, as pessoas acreditam que os casos de amor serão mais numerosos. Em 2013 o diretor Dani de la Orden fez "Noite de Inverno em Barcelona", e o assunto também foi... histórias de amor.
Mas além da Mostra, o cinema na cidade continua oferecendo novidades, como por exemplo "Terra Estranha", uma obra de suspense dirigida pela novata e promissora australiana Kim Farrant. No elenco temos Nicole Kidman e Joseph Fiennes. 

Um casal se muda para o deserto australiano de Nathgari. Quando uma grande tempestade de areia atinge a região, os filhos do casal desaparecem. Desconfia-se de assassinato, e os principais suspeitos são os próprios pais.
Um dos filmes mais elogiados da semana é uma animação japonesa. Trata-se de "Kubo e as Cordas Mágicas". O diretor é Travis Knight, que é um dos maiores especialistas em “stop motion”, como é conhecida a chamada animação por meios de bonecos. Ele foi responsável, por exemplo, pelo belíssimo desenho de horror que foi "Coraline", de 2009.

O filme "Kubo", porém, é uma narrativa tradicional, mas pontuada pelo humor. O personagem central vive com a mãe em uma pequena vila no Japão. Até que um espírito vingativo do passado faz com que todos os tipos de deuses e monstros passem a persegui-lo. Então, "Kubo" terá de encontrar a armadura mágica de seu falecido pai, um lendário samurai do passado.
As estreias ainda nessa semana se encerram com o excelente documentário "Dó Pó da Terra de Maurício Nahas". Na casa das pessoas de bom gosto é fácil encontrar as belas peças de artesanato produzidas no Vale do Jequitinhonha. Em geral são figuras humanas que parecem vivas de tão expressivas. Quem as faz é gente que sobrevive do barro. O filme mostra a vida dessas pessoas capazes de transformar miséria em arte. Uma arte que se acha em extinção

Nenhum comentário: