Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"Boyhood", de Richard Linklater, trabalha a beleza em estado bruto


A juventude de "Mason" (Ellar Coltrane) é contada nessa ambiciosa obra

Em dezembro de 1895, os irmãos Lumière – pesquisadores franceses da cidade de Lyon – apresentaram ao mundo a sua invenção: o cinema. Eles exibiram uma cena de 40 segundos com um trem chegando à estação. Ou seja, o primeiro filme da história registrava um deslocamento real no espaço.
Por sua vez, a passagem do tempo no cinema continuou dependendo de símbolos – como, por exemplo, os letreiros dizendo “um ano depois”, ou “no dia seguinte” – ou da elaboração de ícones, como a maquiagem usada para “envelhecer” os personagens, ou dos efeitos especiais para rejuvenescê-los. No entanto, o filme "Boyhood - Da Infância à Juventude" trabalha com o movimento real do tempo, porque focaliza um casal e seus filhos que vão amadurecendo, sem maquiagem, diante das câmaras, dos 6 aos 18 anos de idade. 

A filmagem, portanto, durou exatamente 12 anos, e sempre com o mesmo elenco central: Patricia ArquetteEthan Hawke e os jovens Ellar Coltrane e Lorelei Linklater, aliás, a filha do próprio diretor Richard Linklater. Uma das marcas desse cineasta era contar histórias com duração de apenas 24 horas na trajetória das personagens, em filmes como “Antes da Meia Noite” (2013). E agora, nesta experiência premiada com o “Urso de Prata” no Festival de Berlim, ele amplia o recorte para 12 anos. 

A evolução da feição de Ellar Coltrane durante os 12 anos de filmagens

O mais importante da obra, porém, é a emoção, o humor e o senso crítico que Linklater imprime a esse retrato hiper, ultrarrealista da classe media norte americana. Uma série de momentos primariamente banais que, por meio da colagem, se tornam pura poesia. Falo dessa beleza em estado bruto que os poetas japoneses buscavam desde o século XVII e que o filme 
 "Boyhood - Da Infância à Juventude" captura, ao trocar a ação dramática, que os filósofos gregos estudavam desde o século IVº antes de Cristo, pela singela e simples exposição da vida como ela é.

Na próxima semana será lançado o filme mais recente de Richard Linklater. Trata-se de “Jovens Loucos e mais Rebeldes” – que o diretor considera um estudo sobre os jovens universitários dos anos de 1980. Um filme muito diferente deste que você poderá ver em DVD ou em outro suporte pela internet.

Nenhum comentário: