Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O tema de "O Lutador" não pode ser confundido com a trajetória típica de "Rocky"

O Lutador (estréia 13/02/2009) é dirigido por Darren Aronofsky (Nova York, 1969), cujo último filme lançado no Brasil foi A Fonte da Vida (2006), um roteiro instigante, porém confuso, sobre um homem em busca da eternidade, numa trajetória desenvolvida em três diferentes épocas. Desta vez, a trama é bem mais simples, com uma narrativa em estilo quase documental sobre um profissional de luta livre que, nos anos 80, era um grande astro dessa modalidade e que agora se encontra em dolorosa decadência. Continua se apresentando em arenas de quinta categoria e, para sobreviver, cumpre tarefas temporárias num supermercado perto de sua “casa” na periferia de New Jersey: um modesto trailer cujo aluguel nem sempre consegue pagar. Mickey Rourke (Nova York, 1952) empresta a este tipo tristonho um pouco da sua própria aura de fracassado que tenta voltar ao estrelato como ator.
Caso raro nesse ambiente, ele que na juventude já lutara boxe como amador, tornou-se profissional em 1991, depois de ter chegado a protagonizar filmes de grande sucesso, como Nove Semanas e ½ de Amor (1986) de Adrian Lyne. Quando se aposentou em definitivo do ringue, em 1994, seu rosto se achava irreconhecível, devido a uma série de fraturas e cirurgias. A carreira no cinema derrapou com vários papéis sem importância em produções baratas, até chegar esta oportunidade que ele soube honrar, trabalhando com todo o empenho para dar credibilidade e interesse humano ao personagem. Há, de fato, algumas passagens comoventes, como aquela em que ele tenta se reconcilar com a filha de quem se afastara. À primeira vista, o roteiro parece repetir a típica rotina da série Rocky, em que ele se prepara para uma luta quase impossível contra um antigo oponente, o que lhe faria famoso outra vez.
Na verdade, esta não é uma “história de superação”, mas de reencontro de um homem consigo mesmo. Nessa busca pela identidade perdida, o lutador tem a companhia de uma dançarina de strip-tease que pretende voltar a ser mãe de família, interpretada com sensibilidade e amargura por Marisa Tomei. Ambos concorrem ao Oscar e, aliás, as apostas em torno da candidatura de Rourke cresceram 50% na última semana.
O Lutador
The Wrestler
(2008 - EUA / França)
Direção de Darren Aronofsky
Leão de Ouro no Festival de Veneza 2008
Com Mickey Rourke, Marisa Tomei e Evan Rachel Wood

Nenhum comentário: