Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"O Leitor" de Stephen Daldry ("As Horas"): um espetáculo no mínimo indispensável

Direção, interpretações e reconstituição de época impecáveis valorizam uma dramaturgia com a vergonha e o perdão como temas centrais. O livro (O Leitor) parcialmente autobiográfico do professor de direito Bernard Schlink foi lançado no mercado brasileiro junto com o filme. Inclusive porque a leitura, como atividade que separa os seres humanos em duas categorias inconciliáveis, é tema central do enredo. Kate Winslet interpreta uma mulher madura, solitária e analfabeta que trabalha como cobradora de bonde em Berlim, após a Segunda Guerra.
Por acaso, ela encontra um estudante de 16 anos com quem se envolve afetivamente. De um lado ela lhe proporciona uma iniciação sexual repleta de carinho e atenções. De outro ele lê de tudo para ela: da Odisséia às Aventuras de Huck. E, assim, ela dá-se ao luxo de visitar diariamente o encantador mundo dos livros, mesmo sem poder lê-los. E ele experimenta as delícias do amor carnal, ainda sem ter idade e nem licença para desfrutá-lo. Assim se passa a primeira metade do filme, que termina um pouco triste com o dia em que ela desaparece sem explicações.
Oito anos mais tarde, já estudante de direito, ele a encontra num tribunal, entre as acusadas de crimes de guerra praticados pelo nazismo: ela tinha trabalhado como guarda num campo de concentração. O promotor e as ex-colegas tentam incriminá-la por meio de um relatório que ela teria escrito. Em todo o planeta, apenas o ex-amante teria meios para salvá-la da condenação. Com esse dilema, o filme cresce em dramaticidade, preparando para o admirável e comovente desfecho do terceiro ato. Impossível perder.
"O Leitor" -
The Reader (2008 – EUA / Alemanha)
Dir Stephen Daldry.
Com Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross,
Florian Bartholomäi, Lena Olin, Bruno Ganz
estréia 06/02/09

Nenhum comentário: