Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 13 de dezembro de 2009

Em “Duplicidade” Tony Gilroy prova que pode ser autor em qualquer gênero de filme

Lançado em DVD "Duplicidade", dirigido por Tony Gilroy: um roteirista que também dirige e que recentemente fez “Conduta de Risco” com George Clooney. Esta nova empreitada autoral traz Clive Owen e Julia Roberts, além de Paul Giamatti e Tom Wilkinson. Mas a trama não pode ser considerada apenas uma aventura de espionagem, movimentada e digestiva como um episódio de James Bond à moda antiga. Até caberia numa classificação de comédia de suspense, se não puxasse mais pelo sarcasmo do que pela comicidade. E se não apresentasse uma estrutura que joga com as expectativas que ela mesma vai oferecendo ao espectador. O casal de protagonistas se conhece em campos opostos, em 2003, trabalhando para a CIA e para o serviço secreto britânico. Anos depois se reencontram, agora empregados no ramo de espionagem industrial, outra vez para patrões diferentes e que competem furiosamente entre si. Neste caso, eles são interpretados pelos craques Wlikinson e Giamatti (abaixo).
Isso é tudo o que podemos revelar sobre o enredo para não estragar, de fato, o prazer de ir sendo enganado e desenganado sucessivamente pelas reviravoltas espiraladas com que Gilroy constrói o roteiro. Como referências laterais sugeridas pelo filme, ficam uma viagem por essa guerra quente travada pelas indústrias farmacêuticas e a reflexão de como o antigo futurologista italiano Roberto Vacca estava correto, em seu livro de profecias “Il Mediovo Prossimo Venturo” (A Idade Média do Futuro – 1971). Ele dizia que a meta principal das empresas seria a de se tornarem inexpugnáveis, como os feudos medievais.
Duplicidade
Duplicity
EUA / Alemanha 2009 125 min
Distribuição Universal
gênero aventura / comédia
Direção Tony Gilroy
Com Clive Owen e Julia Roberts,
Tom Wlikinson e Paul Giamatti

2 comentários:

O Cara da Locadora disse...

É realmente um filme interessantíssimo e surpreendente... Belo texto...

Luciano Ramos disse...

Obrigado.
O filme é daqueles que nasce clássico. E olhe que nem falei de outros atrativos. Como o humor, ilustrado pela foto de Giamatti e Wilkinson...