Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Astro Boy": um personagem japonês que quer ser adotado pelo mundo inteiro

Astro Boy é um desenho animado que, acima das suas qualidades cinematográficas representa um caso a ser estudado. Antes de tudo, é a adaptação para longa metragem de uma série com mais de 190 episódios de ½ hora para a televisão que simplesmente deu origem ao que hoje chamamos de mangá e animê. Iniciada em 1963, essa série inaugurava a moda japonesa de exagerar no tamanho dos olhos dos personagens. (foto abaixo) Apesar de falecido em 1989, com 61 anos de idade, o nome de seu criador Osamu Tezuka aparece como roteirista do longa. Também faz uma "figuração", sob a forma de caricatura, como um dos personagens anônimos do filme. Entre outros trabalhos que inspiraram animadores do mundo inteiro, foi ele quem criou Kimba o Leão Branco, mais tarde copiada pela Disney sob o título de O Rei Leão, jamais sendo creditado pela companhia americana.
Agora o personagem “Astro Boy” personifica uma procura de aceitação global pela indústria japonesa de animação. Reconhecida e reverenciada mundialmente, a obra chega ao cinema numa co-produção entre americanos, japoneses e chineses. O diretor, por sinal, é um inglês, David Bowers, o mesmo da animação “Por Água Abaixo”. Assim, a história e seu ritmo de desenvolvimento se aproximam muito do estilo ocidental, situados entre as linhas da Disney clássica e da moderna Pixar.
A primeira aproximação é com Wall-e, porque tudo acontece num mundo pós-apocalíptico em que a humanidade pode construir robôs perfeitos, mas ainda não sabe eliminar a poluição do planeta. E a segunda é com o clássico Pinóquio, porque Astro Boy é um robô construído por um cientista à imagem e semelhança do filho que perdera. A semelhança está inclusive na estrutura, porque, antes de tornar-se o herói da história, o protagonista passa um tempo "perdido" numa espécie de circo. Assim como acontecia com a criatura de Collodi popularizada por Walt Disney. O charme do roteiro é que o personagem julga ser um menino de carne e osso e, mesmo depois de descobrir a sua verdadeira origem, continua agindo como tal. O resto é pura ação, dosando humor e reflexões de ordem moral que tendem para universalidade.
Astro Boy
Gênero Animação
2009 - Hong Kong /Japão / EUA - 94 min
estreia 22/01/2010
Distribuição Paris Filmes
Direção David Bowers
Criação Osamu Tezuka

Nenhum comentário: