Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 13 de abril de 2010

"A Estrada", filme triste e de qualidade, baseado em livro vencedor do Pullitzer

“A Estrada” se baseia numa novela do mesmo autor de “Onde Os Fracos Não Têm vez”, com o qual os irmãos Coen ganharam 4 Oscars, inclusive o de melhor roteiro adaptado. Trata-se de Cormac Mccarthy (Providence – 1933), que é considerado pelo crítico Harold Bloom um dos melhores ficcionistas americanos da atualidade. O livro “The Road”, que deu origem a este filme, ganhou o prêmio Pullitzer de 2007 e, foi filmado pelo australiano John Hillcoat, que evitou qualquer concessão ao conforto do público e fez dele um dos títulos mais amargos dos últimos anos.
Trata-se de uma visão do apocalipse especialmente dolorosa porque é desenhada sem qualquer traço de romantismo. Numa paisagem gelada e inerte, sem nenhuma planta ou animal vivo, os indivíduos vagueiam apanhando o pouco que ficou e sempre fugindo dos demais, porque a maioria sobrevive pela prática do canibalismo. Ou seja, os laços sociais entre as pessoas desapareceram por completo. Charlize Theron e Viggo Mortensen formam uma família que procura manter valores humanos e um mínimo de dignidade em meio ao desespero.
Mas o que vemos na estrada é o filho deles conduzido pelo pai e caminhando sempre em direção ao sul, na expectativa de encontrar um clima menos frio e alguma forma de vida. Nesse trajeto, os únicos fragmentos de esperança tomam a forma de alguns insetos e de um velho andarilho ainda lúcido. Este é vivido por Robert Duvall, numa atuação curta, mas impressionante: uma sequência dolorosa em que a humanidade inteira parece se achar resumida a três homens que, apesar de unidos, se encontram desgraçadamente apartados da presença feminina.

O resto do ambiente se acha entregue à mais acabada abominação: o rompimento por inteiro com o compromisso básico, responsável pela própria continuidade da organização social. Uma situação que resulta em cenas horripilantes e diálogos capazes de gelar o sangue de qualquer um. “A Estrada” horroriza porque, mais do que o fim do mundo, nos mostra o desaparecimento da vida em sociedade.
A Estrada
The Road
estreia 23 04 2010
gênero ficção científica / drama
Distribuição Paris Filmes
Direção John Hillcoat
Com Vigo Mortensen, Charlize Theron, Robert Duval
C O T A Ç Ã O
* * * *
Ó T I M O

2 comentários:

Luc. disse...

Adorei esse filme além de ser uma história linda tem uma fotografia perfeita! Atuação nota 10 de Viggo Mortensen.

Anônimo disse...

Se não a melhor, uma das melhores distopias de todos os tempos; filme magnífico, desses para serem lembrados por toda vida, como as coisas importantes desta, que assim o são, qua do a memória não nos traí
.