Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 2 de março de 2010

"Entre Irmãos" é um estudo sobre os efeitos da guerra no plano individual

Há 20 anos, o cineasta irlandês Jim Sheridan (Dublin, 1949) quase ganhou o Oscar com o memorável “Meu Pé Esquerdo” (1990), que foi premiado apenas pelos atores (Daniel Day Lewis e Brenda Fricker). Depois disso, ele foi indicado em vão outras duas vezes, com “Em Nome do Pai” (1994) e “Terra de Sonhos” (2004). Mas isso não lhe tira o prestígio de diretor sério e competente, que agora nos oferece “Entre Irmãos”. O filme fala da guerra no Afganistão, mas vale como estudo sobre a capacidade dos iguais ou semelhantes lutarem irracionalmente entre si − o que certamente é um tema fortemente ligado aos irlandeses que enfrentaram décadas de guerra civil.
Tobey Maguire (“O Homem Aranha”) é um experiente oficial capturado e preso pelos rebeldes e que, no entanto, é dado como morto em combate. Vivida por Natalie Portman (“Free Zone”), a esposa encontra relativo consolo na amizade do cunhado, ex-presidiário e sem emprego fixo (Jake Gyllenhaal de “O Segredo de Brokeback Mountain”) que logo de cara conquista o coração dos sobrinhos e se torna um eficiente substituto do pai, com a vantagem de se achar sempre disponível. No filme, essa aproximação afetiva entre o rapaz e a suposta cunhada viúva e linda se limita a um único beijinho. Mas quando o soldado volta para casa, tem absoluta certeza de que fora traído e entra em confronto direto com o irmão e com o resto da família. Como narrador do filme, ele lamenta em off na trilha sonora: “não morri, mas a questão é... conseguirei viver novamente?”. Tudo não passaria de uma crise de ciúme, não fosse a participação dos filhos do casal, cujo comportamento não precisa respeitar qualquer compromisso com a racionalidade e a diplomacia. Sem ser uma obra prima, “Entre Irmãos” pode ser visto como um exercício de observação acerca das incoerências da natureza humana. Ou uma reflexão de como o confronto entre nações pode se refletir na agressão entre parentes.
ENTRE IRMÃOS
Brothers
estreia 05 03 2010
EUA - 2009 – 107 min. - 14 anos
Gênero Drama / guerra
Distribuição Imagem Filmes
Direção Jim Sheridan
Com Natalie Portman, Tobey Maguire e Jake Gyllenhaal

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava ansiosa para ver novamente JAKE GYLLENHAAL na telona, eu o acho um ator e tanto, além de divino, maravilhoso. O talento dele eu já conheço quero conferir a história(filme).