Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 20 de setembro de 2009

"Os Inocentes" é mais filme que "Desafio do Além" e "Louca Paixão". Alguém discorda?

Francamente, fiquei curioso para saber mais sobre "The Haunting", o filme predileto de Jay Schneider, organizador do livro "1001 filmes para ver antes de morrer". Diz ele que trabalhou com 50 críticos para elaborar essa obra que já vendeu 1 milhão de cópias, 40 mil só por aqui. Dá um total de 20 fitas para cada colaborador, o que é sem dúvida uma moleza, para nós que trabalhamos com mais de 8 mil títulos no "Guia de Filmes em Vídeo" da Abril Cultural nos anos 80. Mas quantidade não significa qualidade e, por ser americano, o trabalho do Schneider deve ser mesmo a maior das maravilhas. Voltando ao filme que ele mais admira e colocou no topo da lista dos 1001, foi exibido no Brasil em 1963, com o título de "Desafio do além" (foto acima). O diretor era Robert Wise, o mesmo do célebre "Amor, sublime amor" (West Side Story)e que tinha começado em Hollywood como montador do mais babalado ainda "Cidadão Kane".

Não vi o original com Claire Bloom, mas ri bastante da refilmagem do mesmo roteiro de Shirley Jackson, com Catherine Zeta-Jones, Liam Neeson e Clive Owen feita em 1999 com o título brasileiro de "A casa amaldiçoada" (foto acima) e que ganhou o froféu framboesa de ouro de pior filme daquele ano. De qualquer modo, vou atrás do DVD, para tirar a limpo essa história. Porque tenho absoluta convicção de que o MELHOR FILME de horror daquela época é "Os Inocentes" (foto abaixo), dirigido por Jack Clayton em 1961, com Deborah Kerr, a partir de uma sofisticada novela de Henry James. Esse sim valeria a pena colecionar.

Já o segundo filme na preferência do super-crítico que mereceu página inteira do Estadão, é "Louca Paixão" (Turkish Delight) que o holandês Paul Verhovem fez em 1973, quando ainda era "underground" e que foi proibido pela censura no Brasil dos militares. Aí entrou para a lista dos prazeres cinematográficos proibidos pelo regime, como "O último tango em Paris", "A Comilança", "O império dos sentidos" e " Laranja mecânica". Anos mais tarde vi o filme (foto abaixo) com Rutger Hauer e não encontrei nada de extraordinário, além de cenas de sexo e violência ultrajantes e já datadas: uma espécie de "Love Story" estilo hippie e ainda mais melodramático.

Mas, conforme Schneider que veio para "abrilhantar" a Bienal do livro do Rio, este também é um dos 1001 que a gente não pode deixar de lado antes de ir para o bebeléu. O segundo colocado na longa relação. Na entrevista, ele esclarece que teve o cuidado de não dizer que estes são os "melhores filmes". Por sua vez, os 290 que incluí no meu livro com esse título são os melhores sim! Pelo menos eu explico porque tenho essa opinião a respeito deles. Aliás, estarei fazendo isso ao vivo no dia 03 de outubro, às 16 horas, no Pavilhão do Festival do Rio, desde o ano passado instalado na Rua Barão de Teffé 75. (foto abaixo) Será um debate sobre os rumos do cinema contemporâneo que foi organizado para o lançamento do livro Festival do Rio. Estão todos convidados.
Lançamento do livro
OS MELHORES FILMES NOVOS
290 filmes comentados e analisados
Debate sobre
Os rumos do cinema contemporâneo
Rio de Janeiro
PAVILHÃO DO FESTIVAL
Rua Barão de Tefé 75 - Saúde
dia 03/10/2009 - 16 horas

8 comentários:

Régis disse...

Luciano,

Sinceramente não entendi seu post.

Se vc ainda não viu a versão orginal de DESAFIO AO ALÉM, como pretende propor a comparação com OS INOCENTES???

Luciano Ramos disse...

Você tem razão. Devo ter me irritado com a colocação de qualquer filme de horror do início dos anos 60 acima de Os Inocentes, sendo que não tinha gostado da refilmagem de 1999. Como disse, vou procurar o The Haunting original. Você viu? Gostou? Sabe como encontrar uma cópia?

Régis disse...

Luciano,

Vi DESAFIO AO ALÉM há muito tempo, numa cópia dublada da Globo. O filme é bom, tem muito clima, a tensão vem mais daquilo que é sugerido. Salvo engano o antigo Telecine Classic o exibiu anos depois. E tenho quase certeza que ele está na grade de programação do canal TCM (o que significa que o filme passa mês sim e no outro também).

Eu tenho uma cópia importada em DVD de DESAFIO AO ALÉM. Não é um DVD difícil de achar e com o dólar baixando, voltou a valer a pena comprar pela internet.

Abraços.

Em tempo: a refilmagem A CASA ASSOMBRADA é realmente ridículo.

Régis disse...

Em tempo 2: se é pra comparar, OS INOCENTES é bem melhor.

Mas também, é meio que covardia. No gênero terror, são poucos os filmes que superam OS INOCENTES.

Abraços!

Luciano disse...

Oi Régis,
Obrigado pela "consultoria". Olhando o trailler no youtube, acho quue vi o "Desafio do Além" no lançamento em cinema. Mas não posso ter certeza porque, naquela época, eu não anotava o que via. O fato é que não ficou gravado na memória afetivva e emocional, como "Os Inocentes". Por causa desse filme descobri os textos de Henry James.
E parabéns pelo teu blog!

Régis disse...

Luciano,

Existe uma espécie de "prequel" de OS INOCENTES, chamado OS QUE CHEGAM COM A NOITE, do início dos anos 1970. O Marlon Brando faz o papel do jardineiro (era um jardineiro, não?) Peter Quint que, junto com a governanta, corrompe as crianças.

Até que é interessante mas nem se compara com OS INOCENTES.

Abraços!

Luciano disse...

Régis,
Exato: foi o "The Nightcomers", de 1971 do Michael Winner. Brando era o jardineiro que tinha um caso sado-masoquista com a governanta anterior àquela vivida por Deborah Kerr. Eles morreram mas, de alguma forma, continuam presentes no filme seguinte...

Anônimo disse...

bah os inocentes é bom, mais é muito parado, eu gosto, mais não acho maravilhoso... Desafio ao Além tbm parece parado, nunca assisti mais parece. De casas assombradas gosto muito de "a casa da noite eterna" "a casa dos 7 mortos" e "criaturas da noite" de 1973. São meus 3 preferidos que acho que superam os inocentes, mais tbm gosto dele. Enfim, gosto é assim mesmo...