Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lançado em DVD, "Desejo e Perigo", de Ang Lee, Leão de Ouro em Veneza 2007

Por ocasião do início do Festival de Veneza de 2009, é lançado em DVD, o excelente "Desejo e Perigo", do chinês Ang Lee, que ganhou o Leão de Ouro em 2007. O filme se passa na China, durante a Segunda Guerra, quando os japoneses praticamente, dominavam o país. Por sua vez, os comunistas agiam em grupos isolados, ainda distantes do poder.
Um desses grupos é formado por estudantes de teatro que planejam executar um membro do governo ligado ao Japão. Como todos são filhos de gente abastada, a idéia é preparar uma garota integrante do grupo para se aproximar como amiga da esposa do alvo e, posteriormente seduzi-lo, para facilitar a sua execução. Com todo o requinte artesanal que o caracteriza, o detalhista Ang Lee prepara a jovem atriz de TV Tang Wei (foto acima) para o complexo papel de uma menina que, por motivos ideológicos, se transforma numa Mata Hari. Este resumo, no entanto, vale como as cartas colocadas à mesa de um jogo dramático que surpreende a cada minuto.

O roteiro se baseia num conto de Eileen Chang uma das escritoras mais populares do oriente e cinéfila assumida. Ang Lee percebeu uma atmosfera cinematográfica nas entrelinhas da história, identificando uma forte presença de Hitchcock e enveredou pelo clima de “Suspeita” (1941), em que vítima e algoz parecem se amar de fato (foto acima). Tanto assim que o clímax de “Desejo e Perigo” acontece exatamente durante o lançamento daquele filme em Xangai. É um espetáculo de história, paixão e cinema, absolutamente indispensável.

Desejo e Perigo
Lust, Caution
(2007, China / EUA )Leão de Ouro em Veneza 2007
estréia em cinema 15 /05/ 2009
distribuição Europa Filmes
gênero drama histórico
Direção de Ang Lee
Com Tony Leung, Tang Ewi,
Chiu Wai e Joan Chen

Um comentário:

Anônimo disse...

Luciano. Assisti a "Desejo e Perigo" e saí impressionada do filme.Além do fator histório muito interessante e a atuação dos atores, em seus movimentos quando se amam, foi tudo perfeito para Ang Lee.O que vc comenta sobre vítima e algoz é uma faceta a ser muito bem considerada. Até breve.
Regina Horemans