Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 17 de junho de 2011

"Meia Noite em Paris": leve, divertido e complexo, como só Woody Allen sabe fazer

Saudosista, nostálgico, passadista, oldfashioned, tradicionalista e assim por diante, todas essas qualificações se aplicam a Woody Allen − tanto à sua produção cinematográfica quanto ao seu gosto pessoal. Todos sabem que ele prefere Nova York a Los Angeles, mas, e quanto a Paris? Qual delas teria sido a que o autor de (“Manhattan” - 1979) elegeu para mais esta tentativa de filmar em uma metrópole, tratando-a ao mesmo tempo como ambiente e personagem do roteiro. Logo no início de “Meia-Noite em Paris” ele declara seu encantamento para com a cidade, investindo mais de cinco minutos num documentário, quase uma reportagem sobre a cidade tal como é hoje em dia − uma suntuosa sequencia de imagens quase fixas, nas quais se misturam paisagens típicas de cartão postal com enquadramentos inéditos e inesperados.
Assim que a cena começa, entretanto, por intermédio de seu alter ego da vez − Owen Wilson, no papel de Gil Pender, um roteirista de Hollywood em viagem de turismo com a noiva (Rachel McAdams) – Allen questiona “imagine como seria este lugar nos anos de 1920”. Ou seja, naquele tempo a cidade das luzes devia ser ainda melhor para ele, porque abrigava figuras centrais de seu panteão particular, como Scott Fitzgerald, Cole Porter e Ernst Hemingway – não por acaso todos americanos. Imitando o modo de falar e gesticular do próprio diretor, esse personagem encontra por acaso um portal que se abre para o passado sempre à meia noite. E assim viaja de fato para um ponto qualquer daquela “década de ouro”, sendo apresentado para Pablo Picasso e sua amiga, a também americana Gertrude Stein (Kathy Bates). Mostra para ela os originais do romance que está escrevendo, antes de passá-lo ao próprio Hemingway, em busca de um palpite. Como esses dois brigaram em 1927, pode-se deduzir que a cena se ambienta em algum momento anterior. Na casa da escritora na Rua Fleurus, Gil fica fascinado por Adriana (Marion Cotillard) que, assim como ele, é obcecada pelo passado parisiense, no caso a “belle époque” de Toulouse Lautrec e Dègas. A moça seria uma discípula de Coco Chanel e fora namorada de Modigliani e também de Picasso.
Ela se afasta ao saber que o rapaz está noivo, mas, ao retornar a 2010, num “bouquiniste” às margens do Sena, Gil acha um livro de memórias que Adriana teria publicado. Ao lê-lo, ou melhor, ao pedir a uma guia de turismo (Carla Bruni) para traduzi-lo, ele fica sabendo se a beldade de 1927 gostava dele ou não. Temos, portanto, o livro como objeto mágico que serve de chave para viajar no tempo – peça fundamental nessa saga do personagem em busca de sua verdade mais íntima, isto é, do tesouro que constitui o seu ser em estado primordial. Colocando de outro modo, Woody Allen cria um personagem para representar ele mesmo enquanto redige um texto autobiográfico e atravessa o oceano e as décadas para submetê-lo à apreciação de seus ícones intelectuais antes de publicá-lo. Trata-se, portanto, de uma intrincada operação ficcional que permite ao narrador locomover-se no tempo e no espaço sem tirar os pés de casa. Uma idéia que só o talento de Allen seria capaz de colocar num espetáculo, aparentemente leve e humorístico como este, capaz até de atrair o grande o público. Não é possível identificar de onde surgiu esse lampejo, mas vale especular a respeito de sua origem, que pode ter brotado há cerca de 40 anos.
Em 1972 John Barth (foto acima) ganhou o National Book Award for Fiction nos Estados Unidos com o livro “Quimera”, uma novela considerada pós-moderna, formada por três contos conectados por uma proposta de “meta-ficção”, porque nela o próprio autor interfere na narrativa, interagindo com os seus personagens míticos e históricos. O primeiro deles tem como protagonista a lendária Sherazade. Para quem não se lembra, numa Pérsia mítica, o rei Shariar se descobre traído pela esposa e, para evitar uma nova traição, casa-se todas as noites com uma virgem diferente que manda matar no dia seguinte. Isso durante três anos, até encontrar a contadora de histórias Sherazade. Na véspera da sua primeira (e provavelmente última) noite com o monarca, ela pronuncia sem querer uma fórmula mágica e um gênio aparece diante dela: um sujeito careca e sem barba, de pela clara com uma rodela de vidro diante de cada olho. Trata-se do próprio Barth que, a cada tarde passa a contar-lhe uma história tirada de um livro que Sherazade ainda não conhecia chamado “As mil e uma noites”, para entreter o sultão e salvar-lhe a vida.
Essa provavelmente pode ter sido a fonte de inspiração para Woody Allen que, neste filme, trabalha com uma fórmula igualmente mágica ao permitir que seu herói (um redator-operário de cinema que quer se dedicar à alta literatura), penetre por uma fissura temporal e conviva com os ídolos de sua formação estética, em plena Paris dos anos de 1920: Fitzgerald, Porter, Picasso, Stein, Hemingway – por ordem de entrada em cena e puxando uma longa fila de celebridades na qual se destacam T. S. Elliot, Salvador Dali, Man Ray e o cineasta Luis Buñuel. Para este (afinal um colega de profissão), o personagem/autor oferece a idéia para um filme: um grupo de pessoas fúteis e elegantes se acha reunido num jantar, mas, quando termina a festa, ninguém consegue sair do local e, aos poucos, todos acabam se comportando como animais. Trata-se do enredo de “O Anjo Exterminador” que o diretor espanhol filmaria em 1962. O livro que Gil Pender carrega enquanto escreve é simultaneamente o seu tesouro e a chave para ultrapassar a porta que o prende à vazia futilidade em que vive. Temos, então, o mesmo estratagema “meta-fictício” de John Barth, resumido nas “palavras mágicas” que Sherazade pronunciara antes de romper os diques do tempo: “a chave para o tesouro é o próprio tesouro”.

MEIA NOITE EM PARIS
Midnight in Paris
estreia 17 06 2011
gênero comédia / fantasia / história
EUA/Espanha, 100 min, 12 anos.
Distribuição Paris filmes
Direção Woody Allen
Com Owen Wilson, Marion Cotillard, Rachel McAdams
COTAÇÃO
* * * * *
EXCELENTE

5 comentários:

Rafael W. disse...

Farei o possível pra assistir no cinema. Dizem que é um grande trabalho do Allen, e que Owen Wilson está excelente.

http://cinelupinha.blogspot.com/

abel disse...

quais sao os filmes indispensaveis de woody allen?

Ricardo Pinto e Silva disse...

Woody Allen escreveu o conto "O Caso Kugelmass", onde o narrador, um professor de literatura entediado no casamento, consegue, com a ajuda de um Magico, o grande Persky, se transportar para as áginas do romance Madame Bovary e manter um caso com Emma Bovary, entre as escapadas dela do marido e do amante. Posteriormente fez "A Rosa Purpura do Cairo", onde a ideia da transposição para a ficção ocorre novamente. O mesmo se dá em Scoopy. E sempre a figura do elemento magico.

Enaldo Soares disse...

Eu penso que Manhattan, Annie Hall, Zelig, Radio Days, e A rosa púrpura do Cairo são os mais significativos da obra de W.Allen

Wander Veroni Maia disse...

Oi Luciano! Parabéns pelo texto e pela excelente análise do filme. "Meia noite em Paris" tem todos os elementos de Woody Allen, fazendo com que a cidade não seja apenas um cenário, mas um personagem que traz todo o fio condutor da trama. Gostei muito do seu blog!

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com