Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 30 de janeiro de 2011

Em cartaz mais um candidato ao Oscar: "Inverno da Alma", um poderoso drama rural

Difícil pensar num parâmetro para este impactante “Inverno da Alma”, ambientado nas áreas pobres das montanhas geladas do Missouri – local em que somente os não têm outra alternativa podem habitar. À lembrança vem “Feios Sujos e Malvados” de Ettore Scola, “Os Miseráveis” de Vitor Hugo e os quadrinhos de “Ferdidando” (Li'l Abner) de Al Capp, sobre a comunidade rural de Dogpatch de costumes rústicos demais para se encaixar no ideal do “american way of life”.
Mas acontece que as histórias de Ferdinando eram cômicas, enquanto os personagens deste filme premiado no Sundance Festival e indicado para 4 Oscars − filme, roteiro adaptado, ator coadjuvante e atriz − vivem em cotidiana desgraça. Quase todos são traficantes e viciados em crack e Jennifer Lawrence (foto acima)faz o papel de uma menina cujo pai desaparece, deixando-a com seus dois irmãos menores. O roteiro consiste num doloroso périplo em busca dele que, ao ser preso, empenhara a casa para pagar a fiança. Se não conseguirem encontrá-lo, ou provarem que ele está morto, as três crianças ficarão sem teto.
Tirando breves momentos em que se ouvem fiapos de uma bela música folclórica, os episódios dessa procura são amargos e pungentes − como aquele em que vemos a garota caçando esquilos para se alimentar, e as suas vãs tentativas de obter apoio entre os próprios membros da família, presos a uma espécie de “lei do silêncio” igual à de todas às máfias. Um destes parentes é interpretado por John Hawkes (na foto acima), que concorre ao Oscar de coadjuvante, num papel rico e contraditório que, aliás, tem a última palavra na trama. Esta se resolve de um modo inesperado, numa sequencia particularmente grotesca, que poderá se transformar em ícone deste excelente filme como um todo.
INVERNO DA ALMA
Winter´s Bone
EUA / 2010 / 100 min
estreia 28 01 2011
Gênerodrama / social / mistério
Distribuição California filmes
Direção Debra Granik
Com Jennifer Lawrence, John Hawkes, Dale Dickey
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

2 comentários:

abel disse...

esse filme lembra muito rio congelado aquele filme em que melissa leo que esta otima no outro indicado o vencedor,acho o filme duro e belo a america que ninguem ve.

Luciano Ramos disse...

Bem lembrado. A Melissa Leo, se não me engano, já tinha concorrido ao Oscar com o Rio Congelado.