Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Agora já podemos ver "O Segredo dos seus Olhos" em casa mesmo

Lançado em DVD pela Europa Filmes “O Segredo dos seus Olhos”, o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. O grande preferido pelos críticos, inclusive eu, era a “Fita Branca” do austríaco Mikael Haneke. Mas confesso que fiquei surpreso com a excelência do argentino “O Segredo dos seus Olhos”. Em 2001, com “O Filho da Noiva”, Juan José Campanella (Buenos Aires, 1959) já dizia ao que vinha, afirmando mundialmente o seu talento de construtor de histórias e diretor de cinema. Os brasileiros aplaudiram e aquele filme ganhou prêmios em São Paulo e Gramado, além de também ter sido indicado ao Oscar. Depois disso ele foi trabalhar nos EUA, fez muita coisa para a televisão, como as séries “House MD” e “Law & Order”, e agora finalmente conquista um Oscar com este admirável “O Segredo dos Seus Olhos”.
Um filme completo, no sentido de reunir excelentes técnicos e atores num um roteiro intrincado, mas absolutamente inteligível na tarefa de contar duas histórias ao mesmo tempo: uma dentro da outra e se desenvolvendo em épocas diferentes (1999 e 1974), ainda que com os mesmos personagens. Uma de amor e descoberta, a outra de suspense e crime. Os personagens falam o tempo todo e sem parar, no entanto, a ação jamais estaciona para abrigar aquela conversinha mole de estúdio que marca as telenovelas. Amanhã continuaremos a falar sobre esse filme sensacional. Ricardo Darín, o ator predileto de do diretor Juan José Campanella, interpreta um oficial de justiça aposentado e tentando transformar em livro um caso policial em que se envolvera 30 anos antes.
Dois outros intérpretes irretocáveis lhe servem de apoio nesse processo: Soledad Villamil, no papel de uma juíza por quem ele se apaixona e a quem nunca se declara, e Guillermo Francella que quase rouba a cena, num papel que se inicia cômico e termina de modo especialmente emocionante. O humor e o drama, aliás, se casam com perfeição no cinema de Campanella por meio de um diálogo econômico, a um só tempo rude e poético. Ao seu final, vemos que toda a trama se encaixa em elementos concretos da sociedade argentina, ou seja, o futebol e a ditadura dos anos 70. Campanella não é um diretor americano que nasceu na Argentina, como resmungam alguns. Ele é, na verdade, um cineasta portenho que incorporou tudo o que aprendeu em Hollywood para engrandecer o cinema de seu país. A cena mais empolgante do filme é um plano-sequencia que se inicia mostrando um estádio de futebol numa tomada aérea. Em seguida a câmara mergulha, se aproxima do campo e voa pelas arquibancadas até captar um personagem no meio da massa, para acompanhá-lo enquanto persegue alguém no meio da multidão. É de cortar o fôlego.
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
El Secreto de Sus Ojos
lançado em DVD setembro 2010
Argentina / Espanha
2009 – 129 min – 12 anos
Gênero Drama / Policial / romance
Distribuição Europa Filmes
Direção Juan José Campanella
Com Ricardo Darín, Soledad Villamil e Guillermo Francella
COTAÇÃO
* * * *
Ó T I M O

Um comentário:

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Eita, Luciano, que ótima notícia! Espero ansiosamente para comprá-lo desde que eu o vi (3 vezes...) no cinema em maio.