Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bons Lançamentos em DVD, talvez possam compensar o que está nos cinemas

Lançada em DVD a excelente comédia “Um Homem Sério” dos irmãos Coen. Mais uma vez eles elegem a própria etnia como alvo. Não apenas ridicularizam usos e costumes, como também crenças e tradições religiosas. O roteiro coloca de um lado, o homem sério do título e, de outro, três rabinos que deveriam apoiá-lo em seus dilemas existenciais e familiares, mas só amplificam a sua confusão. E acima de tudo, quase como um personagem fora de cena e que, no entanto, é o mais citado por todos os demais, a presença do Todo Poderoso. Pois Ele castiga implacavelmente algumas figuras da história, de um modo semelhante ao que se observa em certas passagens do Velho Testamento. O outro alvo do sarcasmo dos irmãos Coen é a família. A do personagem central, um professor de física, é especialmente enlouquecedora: por exemplo: a mulher o troca por um velho amigo e o expulsa de casa, exigindo que ele pague as contas do divórcio. Apesar de toda a seriedade e da vocação para a conformidade social, o protagonista resiste a tentações, como o aluno coreano que lhe oferece uma fortuna em troca da aprovação. Provavelmente resiste apenas porque teme a ira do Senhor. Num pesadelo do professor, ele usa uma lousa gigante para demonstrar matematicamente o princípio da incerteza de Heisenberg, aliás, um tema que sempre fascinou os irmãos Coen e que deles mereceu um filme inteiro como tema: "O Homem que não Estava Lá”.
Lançado em DVD "Canta Maria", um dos melhores trabalhos de Francisco Ramalho Jr, autor de sucessos como "O Cortiço" (76) e "Besame Mucho" (87) e executivo de grandes produções, como os filmes internacionais de Hector Babenco. O elenco é liderado por Marco Ricca e José Wilker, interpretando Lampião, o próprio ícone do cangaço. O clima de guerra que vigorou no tempo dos cangaceiros apenas acentua os dilemas e as dificuldades das mulheres nordestinas. Principalmente as mais belas e voluntariosas, como a sertaneja que protagoniza o romance do sergipano Francisco Dantas, em que o filme se baseia. E é vivida pela estreante, mas talentosa Vanessa Giácomo. É sem dúvida um dos melhores filmes brasileiros sobre aquela época, promovendo uma espécie de síntese daquilo que de mais interessante já se filmou sobre o tema. Munido de um ponto de vista feminino, Ramalho lança uma nova luz sobre tudo. Atribui mais conteúdo ao estilo que deu origem ao ciclo do cangaço inaugurado na Vera Cruz. E, por outro lado, torna mais palpáveis e carnais as conceituações sociológicas com que o cinema novo falava da terra do sol, no tempo em que deus ou o diabo eram as únicas opções. Neste trabalho de maturidade profissional, Ramalho acerta em todos os aspectos. O roteiro alcança a dimensão trágica de Shakespeare e o texto mostra uma concisão digna de Graciliano Ramos. John Ford, Glauber Rocha e Lima Barreto bateriam palmas para "Canta Maria".
Lançado em DVD “Se Nada mais Der Certo” de José Eduardo Belmonte. Esse diretor nasceu em São Paulo, mas cresceu e se formou no Distrito Federal. Em seu filme "A Concepção", de 2006, ele retratou em profundidade o ambiente cultural de Brasília. E fez isso por meio de personagens jovens, mesmo porque a cidade tinha apenas 45 anos de idade. Este último filme já se passa em São Paulo, mas ele permanece focalizando a patologia social das cidades, por meio de personagens daquela mesma faixa etária, só que com algumas diferenças. No trabalho anterior, os protagonistas eram da elite, filhos de diplomatas sempre fora do país e que enlouqueciam por falta de identidade social e referências éticas. Neste, os personagens centrais também são jovens, só que massacrados pelo achatamento da classe social a que pertencem: um jornalista sem vínculo empregatício (Cauã Reymond), um motorista de taxi sem veículo próprio (João Miguel) e uma menina da noite que faz a ponte entre eles e a marginalidade (Caroline Abras). É um filme sobre o desespero e os efeitos que ele pode causar, realizado numa linha estilística de baixo orçamento, com equipe reduzida, filmagem em locação e iluminação natural. Um aspecto importante do roteiro é a conexão disso tudo com a corrupção na política e demais esferas da vida pública. É um lançamento em DVD bastante aguardado, deste trabalho tão importante, um dos melhores filmes exibidos em 2009.

Um comentário:

Paloma disse...

Olá! Estou fazendo um trabalho para a cadeira de Empreendedorismo, onde tenho que entrevistar profissionais da área do meu interesse (no caso, cinema, mais especificamente, crítica).

Toparia me ajudar?

São perguntas bem básicas, posso postar aqui ou mandar por email.

Abraço.