Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os irmãos Coen falam de "Um Homem Sério" que, desta vez, estava lá mesmo.

Nesta comédia “Um Homem Sério” os irmãos Coen ("Onde os Fracos não tem Vez" - 2007) elegem a própria etnia como alvo − o que é, aliás, a principal característica do chamado “humor judaico”, geralmente auto-centrado. Mas aqui os Coen não apenas ridicularizam usos e costumes, como também crenças e tradições religiosas. O roteiro coloca de um lado, o homem sério do título e, de outro, três rabinos que deveriam apoiá-lo em seus dilemas existenciais e familiares, mas só amplificam a sua confusão. E acima de tudo, quase como um personagem fora de cena e que, no entanto, é o mais citado por todos os demais, a presença do Todo Poderoso. Ele só é chamado no filme pelo nome de "Ha Shem", o que obriga o público "goi" a um esforço de dedução: "ah... eles estão falando de Deus". Pois Ele castiga implacavelmente algumas figuras da história, de um modo semelhante ao que se observa em certas passagens do Velho Testamento.
O outro alvo do corrosivo sarcasmo dos irmãos Coen é a família. A do personagem central, um professor de física, é especialmente enlouquecedora: a mulher o troca por um velho amigo e o expulsa de casa, exigindo que ele pague as contas do divórcio; a filha sempre lhe subtrai dinheiro da carteira; o filho vai completamente chapado ao próprio Bar Mitzva e o irmão que dorme no sofá da sua casa é preso por sodomia. Interpretado por Michael Stuhlbarg, esse protagonista sem objetivo dramático e sem vontade própria, quase um fantoche nas mãos dos outros, parece uma versão cômica de "Woyzec", de Georg Büchner (1836).
Apesar de toda a seriedade e da vocação para a obediência e para a conformidade social, ele resiste a tentações, como a vizinha sexy que o convida para um chá gelado na tarde quente, e o aluno coreano que lhe oferece uma fortuna em troca da aprovação. Provavelmente resiste apenas porque teme a ira de Ha Shem. Antes dos créditos de abertura há uma inacreditável sequencia ambientada na Polônia do século XIX que, a princípio, parece cena de horror, mas é a mais engraçada do filme. Em segundo lugar vem um pesadelo do professor, no qual ele usa uma lousa gigante (foto abaixo) para demonstrar matematicamente o princípio da incerteza de Heisenberg, aliás, um tema que sempre fascinou os irmãos Coen e que deles mereceu um filme inteiro como tema: "O Homem que não Estava Lá" (2001).
UM HOMEM SÉRIO
A Serious Man
estreia 19 02 2010
EUA/ Reino Unido / França
2009 – 109 min.-12 anos
Gênero Comédia
Distribuição Paramount
Direção Joel Coen e Ethan Coen
Com Michael Stuhlbarg,
Sari Lennick e Richard Kind

Um comentário:

crocomila disse...

adorei esse filme ...