Ainda que hercúlea, a batalha pela adaptação foi perdida por David Hayter, que não tinha preparo literário e dramatúrgico para evitar os desacertos − como, por exemplo, interromper o fluxo da história para descrever a origem de determinando personagem. Tudo acontece num universo paralelo e muito semelhante ao nosso, em que os americanos venceram a Guerra do Vietnam, os soviéticos estão prestes a deflagrar uma guerra nuclear e, em 1985, Richard Nixon já tinha sido reeleito cinco vezes consecutivas.
WATCHMEN – O FILME
Watchmen
Direção: Zach Snyder
Com Malin Akerman, Billy Crudup, Mathew Goode, Carla Gugino
Inglaterra / EUA - 2009 – 163 min.
Na imagem acima, o diretor Zach Snyder orienta o ator Robert Wisden, de nariz postiço. Abaixo, o verdadeiro Richard Nixon cumprimenta Mao Tse Tung em 1972.
A caracterização amadoristicamente caricatural do ex-presidente, aliás, é um dos raros defeitos da direção de arte. Ocorre que nenhum desses heróis possui super poderes e, ao contrário, todos ostentam vícios e fraquezas das mais comuns, como luxúria, soberba, sadismo e alcoolismo. A não ser um deles, cujos poderes beiram a onipotência e que parece não se interessar pelo destino dos humanos, com exceção da esposa, ela mesma uma super-heroína aposentada que o troca por um colega. Aborrecido, ele se isola em Marte, enquanto se planeja uma jogada perversa e ameaçadora para a humanidade. Para quem leu a graphic novel original e queira conferir os resultados, pode ser divertido. Caso contrário, é melhor refletir sobre a frase de Alan Moore: “Hollywood enxágua a nossa imaginação cultural coletiva: Watchmen é essencialmente infilmável.”
Watchmen
Direção: Zach Snyder
Com Malin Akerman, Billy Crudup, Mathew Goode, Carla Gugino
Inglaterra / EUA - 2009 – 163 min.
3 comentários:
Êita! Esse Alan Moore simplesmente se acha... dá um tempo!!! O filme tá bom!
notícia antiga mas..
alan moore já viu watchmen e nao só adorou como ligou pro snyder e pediu desculpas e apresenntou um projeto dele com a esposa pro cineasta adaptar. só pra o povo parar de falar merda sobre a marra dele E sobre o excelente filme.
Alan Moore NÃO VIU O FILME.
Pare de inventar merda.
Ele não é arrogante porra nenhuma, ele fez uma história que é uma CRÍTICA a política de direita dos EUA. Só que a DC e Hollywood transformaram essa história crítica numa coisa POP, um super hit dos quadrinhos. E agora adaptaram em forma de blockbuster pro cinema.
Postar um comentário