Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 4 de julho de 2010

"O Pequeno Nicolau": primor do humorismo francês, por Coscinny e Sempé.

"O Pequeno Nicolau" é realmente muito bom, a ponto de reavivar a esperança na sobrevivência do humor francês, últimamente abalado em face das tristes comédias que vêm sendo apresentadas no mercado brasileiro. Resultado da colaboração entre René Goscinny (1926-1977) – o impecável criador de Asterix – e o cartunista Jean-Jacques Sempé, o roteiro coloca em pauta qualidades que deveriam ser obrigatórias em qualquer texto que pretenda despertar o riso. Falo de concisão, originalidade, presteza, senso crítico e, principalmente, empatia com o público.

Trabalhando com a memória das suas próprias infâncias, os dois autores partilharam as páginas de publicações semanais francesas, como o Sud-Ouest Dimanche e já foram lançadas em livro no Brasil, em 1986. Portanto, Nicolau é um garoto de sete ou oito anos que se movimenta nos anos 1950 e nos traz o sabor irremediavelmente superado da vida escolar e familiar naquela época. Mas assim mesmo consegue ser atemporal em seu encanto infantil, a um só tempo sarcástico e inocente.
O personagem foi comparado com o "Menino Maluquinho" de Ziraldo, porém tem muito mais a ver com Mafalda, desenhada por Quino, com Calvin de Bill Waterson ou Peanuts de Charles Schultz. Ou seja, em todos esses casos as crianças não se referem apenas à infância em si, mas ao mundo adulto. Esse é na verdade o alvo desse tipo de humor que, no caso de Nicolau revela o universo patético dos pais e professores. É possível que as crianças de hoje não morram de rir, como aquelas que estão escondidas dentro de cada um de nós adultos.

O PEQUENO NICOLAU
Le Petit Nicolas
estreia 02 julho 2010
França, 2009, 91 min, livre.
gênero infantil / comédia / história
Direção Laurent Tirar
Com Maxime Godart, Valérie Lemercier,
Kad Merad e Sandrine Kiberlain
C O T A Ç Ã O

* * *
B O M

Nenhum comentário: