Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 11 de maio de 2010

Exuberência visual e exagero criativo são os grandes atrativos de "Dr. Parnasus"

"O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" é um filme para não ser perdido. Principalmente por quem está atento à chamada direção de arte, que é o componente visual do filme como um todo, ou seja, o a reunião de cenografia, figurinos e maquiagem. Concorreu ao Oscar dessa categoria, mas perdeu para "Avatar". Só que, do ponto de vista estético, o desafio aqui era bem maior e, por força do diretor Terry Gilliam (“Brazil, o Filme", 1985), as soluções em termos de desenho de produção exibiram muito mais ousadia e criatividade que o trabalho de James Cameron.
Vivido pelo veterano Christopher Plummer, o protagonista é um contador de histórias imortal porque há séculos fizera um pacto com o demônio. Este é interpretado pelo também cantor Tom Waits − numa atuação surpreendente e muito engraçada, sempre tramando para mandá-lo de vez para o inferno. Como exemplo de sofisticação visual, destaca-se o figurino que dá ao demônio a roupa ascética de Carlitos, com seu singelo chapéu-coco, enquanto veste o Dr. Parnassus com uma incrível mistura de trajes e adereços que ele teria trazido de todas as épocas e lugares do planeta.

Mas o destaque do elenco é Heath Ledger (Austrália, 1979 – 2005), o inesquecível Coringa de “O Cavaleiro das Trevas” (Dark Knight” - 2008) que lhe valeu o Oscar de coadjuvante. O ator (na foto acima) morreu durante as filmagens, mas, para não perder o que já tinha filmado, Gilliam resolveu a questão convocando outros três intérpretes para dar continuidade ao papel dele: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell. E isso enriqueceu bastante o personagem, que tinha a função de representar o mundo real e prosaico, junto à surrealista caravana do Dr. Parnasus. Alguns críticos reclamam que o filme não tem uma unidade de estilo e cada uma das partes funciona como um espetáculo isolado. Mas, no meu entender, essa diversidade é mais um de seus muitos predicados. Depois de desfrutá-l0, é dicifil não se tornar "parnasiano".
O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS
The Imaginarium of Dr. Parnassus
Direção Terry Gilliam
Canadá/França/Inglaterra
2009 – 117 min. - 14 anos
Gênero Aventura / fantasia
Distribuição Columbia
Direção Terry Gilliam
Com Johnny Depp, Heath Ledger,
Jude Law, Tom Waits e Colin Farrell
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

Nenhum comentário: