Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sábado, 28 de março de 2015

Em DVD pela Versátil uma preciosidade: "O Grito", a biografia do pintor Edvard Munch.


Em 1964, o publicitário Peter Watkins foi contratado pela BBC para realizar filmes históricos, dando início ao gênero docudrama, que pode ser definido como uma forma híbrida entre a ficção e o documentário.
https://www.youtube.com/watch?v=e2BVeAz4Vzg
O primeiro foi “Culloden” sobre uma revolta no século XVIII, mostrada como numa reportagem. No ano seguinte, Watkins ganhou o Oscar de melhor documentário com “O Jogo da Guerra” (FOTO ACIMA), em que ele imaginava como seria uma explosão nuclear na Inglaterra.


https://www.youtube.com/watch?v=WcmZ1vhoqkY
De tão impressionante, a BBC não exibiu o filme na TV, mas apenas nos cinemas. Watkins resolveu então dedicar-se ao cinema comercial.


https://www.youtube.com/watch?v=v_dZEky0KAw
E assim fez “Privilégio” (FOTO ACIMA), um dos mais importantes filmes de ficção científica dos anos de 1970. Cada vez mais desgostoso com a Grã Bretanha, o cineasta foi para a Noruega filmar a vida e a obra do pintor Edvard Munch (FOTO ABAIXO), que morreu em 1944 aos 81 anos.

https://www.youtube.com/watch?v=VQ5Ui8rlttM
Munch é autor de “O Grito”, esta que é uma das mais emblemáticas telas de todo o Expressionismo. E o filme resultou numa obra prima absoluta do docudrama, até então inédita entre nós e agora lançada em DVD. 
Fiel ao seu estilo, Watkins trabalhou com atores não profissionais. Estes não interpretavam, mas praticamente se transformavam em boa parte dos personagens secundários, que eram entrevistados como num documentário. Por exemplo, para fazer o papel dos críticos de arte que não aprovavam o trabalho de Munch, foram contratados críticos de hoje que têm a mesma opinião sobre ele. O filme constrói a tese de que Munch foi o primeiro dos expressionistas autênticos. E analisa as suas obras de uma maneira perfeitamente integrada à sua história de vida. 


https://www.youtube.com/watch?v=VQ5Ui8rlttM
Nela se destaca a presença da tuberculose, dos intermináveis conflitos com o pai tirânico e puritano, além da frustração amorosa com uma mulher mais velha. Com quase quatro horas de duração, Edvard Munch nos proporciona uma fascinante viagem sensorial ao mundo opressivo em que ele viveu. Uma tragédia construída sem um pingo de poesia ou literatura... só com fragmentos brutos da realidade. 




nossa cotação

* * * * *

EXCELENTE

2 comentários:

Enaldo Soares disse...

Vou atrás.

Cineclube Afro Sembene disse...

Salve. Bom saber. Quando puder, compareça ao nosso cineclube.