Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 21 de agosto de 2011

Refilmagens. Será essa uma futura tendência?

Previsto para chegar aos cinemas em 2014, o clássico brasileiro "Dona Flor e Seus Dois Maridos" ganhará um remake, segundo informou o ator e diretor Reginaldo Faria durante o último Festival de Gramado. Seu filho, o ator Marcelo Faria, interpretará o papel que anteriormente foi de José Wilker, o Vadinho. Em sua versão original, o filme foi produzido por Luis Carlos Barreto e dirigido por seu filho Bruno Barreto. O roteiro é baseado em um best-seller de Jorge Amado, que retrata Salvador da Bahia nos anos de 1940. O filme será provavelmente dirigido por Pedro Vasconcelos, que é o diretor da novela global "Morde & Assopra". Na primeira versão, Dona Flor é vivida por Sônia Braga. Mesmo após 20 anos, até a chegada de "Tropa de Elite 2" no ano passado, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" ainda liderava o ranking das bilheterias nacionais.
A refilmagem de títulos importantes é hábito nas cinematografias industrializadas e poderia muito bem ser mais praticado no Brasil, ainda que seja inútil mexer em certos filmes que são perfeitos do jeito que foram realizados, como “O grande momento”, “Deus e o diabo na Terra do Sol”, “Noite Vazia”, “O pagador de promessa” e tantos outros. Mas talvez não fosse má idéia retomar a essência de grandes bilheteria do passado, na tentativa de repetir o sucesso já alcançado. Poderiam, por exemplo, ser refeitos “Bonequinha de Seda” de 1936, (acima)“O ébrio” de 1946 (abaixo), ou “Absolutamente Certo”, de 1956...

2 comentários:

Enaldo Soares disse...

Remake de filmes marcantes como "Limite" são desnecessários. Remakes de mediocridades menos ainda. O cinema brasileiro dos últimos vinte anos paga o esforço do cliente/espectador em ir ao cinema. Nós não temos história ainda para fazer remakes e eu não sei se há muitos filmes clássicos brasileiros. Me cheira à esperteza, malandragem, comodismo, falta de competitividade.

abel disse...

hoje em dia com a decadÊncia de idéias no cinema naõ séra estranho ver filmes taõ diferentes sendo refilmados, alguns podem ter nova roupagem e melhorar alguma coisa outros nem se fala o que pode acontecer.