Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lançada em DVD “Ressurreição”, obra prima dos irmãos Taviani ainda inédita no Brasil

Um dos melhores filmes atualmente à disposição do público brasileiro é “Ressurreição” (2001), escrito e dirigido pelos irmãos Taviani (“A Noite de São Lourenço” – 1982). O filme acaba de ser lançado em DVD pela Versátil e se achava inédito no Brasil porque foi produzido pela televisão europeia, com mais de sete horas duração e exibido em dois episódios de 187 minutos cada. O deslumbrante texto de Tolstoi se mostra melhor aproveitado nesse projeto de duração mais longa. Percebe-se quase uma autocrítica ao socialismo cristão professado pelo escritor, nessa historia de um aristocrata que resolve se redimir de um caso que tivera em sua juventude com uma criada – aventura que levara a moça à prostituição e a uma injusta condenação por assassinato. 
O último filme dos Taviani lançado no Brasil é “Cesar deve Morrer” (2013), um trabalho radicalmente experimental que registrava a encenação de “Julio Cesar”, uma tragédia de Shakespeare, pelos presos de uma penitenciaria italiana de segurança máxima. Para o presídio, aquela era uma atividade terapêutica e de reeducação voltada para os internos, mas, para os cineastas foi uma oportunidade de testar os limites entre a ficção e o documentário, entre a encenação e a realidade. 
“Ressurreição”, por sua vez, é um espetáculo marcado por um rigoroso classicismo, em matéria de estilo. Cada plano é milimetricamente calculado, sem qualquer objeto fora do lugar e nenhum movimento gratuito, ou desnecessário. Mas essa postura estilística não engessa a narrativa. Ao contrário, a torna mais clara e fluente, como deveria mesmo ser um programa de TV de produção caríssima, com um elenco multinacional e exibido em vários países da Europa. Este trabalho prova que a forma clássica de filmar nem sempre é um defeito. 
RESSURREIÇÃO

Dois episódios de 187 min.
lançamento em DVD
Distribuição Versátil
Direção Paolo e Vittorio Taviani
Com Marina Vlady, Stefania Rocca e Tymothy Peach
COTAÇÃO

* * * * *

EXCELENTE


 

Nenhum comentário: