Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Confirmado: "Vendo ou Alugo" prova que existe vida inteligente na comédia brasileira!

Ao receber um dos 12 prêmios que ganhou no festival de Pernambuco, entre os 14 que estavam em competição, a diretora Betse de Paula agradeceu a Oscarito e Grande Otelo – ícones da chanchada, como que invocando um parentesco com aquela tradição que, na época foi combatida pelos críticos porém, mais tarde, reabilitada. Teve gente que estranhou, porque “Vendo ou Alugo” não é musical e nem carnavalesco – ainda que tenha um gingado de malandragem que ajuda a fazer o seu encanto. Uma irreverência ao comentar a sociedade atual que lembra o teatro de revista e antigos programas radiofônicos, como “Balança Mais não Cai”. Ou seja, o filme reproduz o tom e o espírito daquele tempo em que se fazia graça com coisas sérias, porque afinal, as melhores piadas são para isso mesmo. 
Natalia Timberg é a viúva arruinada de um embaixador e vive num casarão carioca que era de luxo em meados do século passado e agora faz divisa com uma favela ocupada pelo tráfico e uma unidade pacificadora. Sua filha Marieta Severo ainda é chique, mas sobrevive de organizar festas e outros expedientes. A única saída é vender ou alugar o imóvel, mesmo que ninguém o queira – a não ser um pastor que enriqueceu não se sabe como e um francês que explora o turismo de risco. O filme é dirigido pela talentosa meio carioca meio brasiliense irmã de Marcos Palmeira e produzido por Marisa Leão, que tem se mostrado vitoriosa em praticamente todas as iniciativas – desde épicos políticos dos anos de 1980, como “O Homem da capa preta” e os blockbusters cômicos da atualidade, como “De pernas pro ar”. 
Desta vez a ousadia de Marisa é enfrentar as evidentes dificuldades de uma comédia montada sobre o movediço terreno dos indicadores sociais contemporâneos – como a violência urbana, que inclui a chamada guerra contra o tráfico – e construída a partir de personagens extraídos diretamente do mundo real e que, mesmo assim, são capazes de provocar o riso de qualquer um. Esta é, aliás, a essência das tradicionais chanchadas dos anos 1940 e 1950 que Marisa Leão recupera neste projeto do qual, sabiamente, ela participa também como roteirista junto com a diretora, para focalizar com o máximo de humor e senso crítico as encrencas de uma família de quatro mulheres interpretadas por Marieta Severo e Sílvia Buarque (mãe e filha na vida real), além de Natália Timberg e a jovem Bia Morgana (filha da diretora na vida real). Ou seja, temos sim vida inteligente na comédia brasileira. 
VENDO OU ALUGO 

Brasil, 2012, 88 min, 14 anos
estreia 09 08 2013

Gênero comédia/ social

Distribuição: Europa Filmes
Direção Betse de Paula
Com Marieta Severo, Marcos Palmeira, Natália Timberg
COTAÇÃO

* * * * *

EXCELENTE

Nenhum comentário: