Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"A Beira da Caminho": gente simples, sentimentos complexos e gestos generosos.


Em 2005 com “Os dois Filhos de Francisco” o diretor Breno Silveira provou ser possível fazer no Brasil um cinema ao mesmo tempo popular e de qualidade, ou seja, isento de apelação ou grosserias caricaturais, buscando a sobriedade expressiva e a elegância formal e, mesmo assim, alcançar o grande público. Esse caminho estava aberto desde 1980 por Nelson Pereira dos Santos com “A Estrada da Vida”, em que focalizava a saga da dupla sertaneja Milionário e José Rico. Agora Silveira lança “A beira do Caminho”, um melodrama minimalista inspirado em canções de Roberto Carlos, focalizando gente simples, mas capaz de grandeza nos gestos e de sentimentos delicados. Dira Paes e o menino Vinícius Nascimento (que brilharam em “Ó paí ó” – 2007) bem como a fotografia de Lula Carvalho funcionam como sustentação perfeita para o drama. O ator baiano João Miguel faz um caminhoneiro amargurado por uma mágoa que de início não sabemos qual seja e que se manifesta quando um garoto de nove anos entra clandestinamente em seu caminhão. 
Conforme a gramática do gênero, a rejeição a princípio inevitável vai se transformando em amizade, ao mesmo tempo em que recebemos mais informações quanto à desgraça que aflige o protagonista. Elas chegam em doses diminutas, numa louvável economia de diálogos e flashbacks. Junto com a música que escorre pela narrativa, assim como os rios ao lado dos quais o motorista costuma acampar ao longo da viagem, o filme propõe uma simbologia de superação da dor por meio da explicitação dos afetos. Mas sempre com um mínimo de explicações verbais e raríssima exacerbação emocional. Trata-se aqui da questão da paternidade – condição que, às vezes, as pessoas não podem assumir – mas também um papel que é possível desempenhar, mesmo sem querer. 
Tanto é assim que, sabiamente, o filme foi lançado às vésperas do dia dos pais. Na tradição do cinema brasileiro anterior aos anos 1950, os filmes de maior sucesso eram aqueles que associavam drama e música popular. Tanto que, até hoje, “O ébrio” baseado numa canção “dor de cotovelo” de Vicente Celestino é citado como o campeão de bilheteria de todos os tempos. Este trabalho de Breno Silveira a partir do imaginário de Roberto e Erasmo Carlos é um sinal aceso para os cineastas que ainda não descobriram esse manancial de histórias e personagens que povoam a MPB. 
Na derradeira sequencia do filme, há uma cena em que a câmara está posicionada na cabine do caminhão, mostrando o caminhoneiro e seu carona a conversar na calçada. É como se fosse a imagem de uma câmara subjetiva, destinada a entronizar o veículo como um terceiro personagem que, afinal, acompanhara em silêncio a viagem desde o seu início e o tempo todo. Este é um caso exemplar de merchandising sutil e eficiente, porque a produção é parcialmente financiada pela Volvo.

A BEIRA DO CAMINHO 
Brasil, 2011, 102 min, 14 anos.
estreia 10 08 2012
gênero drama / social / melodrama
Distribuição: Fox Filmes 
Direção Breno Silveira 
Com João Miguel, Vinicius Nascimento, Dira Paes 
COTAÇÃO

* * * *
ÓTIMO

Nenhum comentário: