Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

domingo, 24 de junho de 2012

Aos 10 anos, Tim Burton viu "Sombras da Noite" na TV. Agora, ele faz a paródia.

Novamente Tim Burton se associa a Johnny Depp para mais um filme na linha do grotesco. “Eduardo Mãos de Tesoura”, “A Lenda do Cavaleiro sem cabeça”, “Sweeney Todd” e, agora “Sombras da Noite”. A novidade é que este filme se baseia na série televisiva “Dark Shadows” que foi famosa na TV americana entre 1966 e 1971 e Burton o formata como paródia. “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005) era uma versão inteiramente nova de um clássico de 1971 e a “Alice de Tim Burton” era uma adaptação pessoal de uma história para crianças universalmente conhecida. Neste caso, porém, o diretor se propõe a brincar com a obra a que se refere – como de fato é a essência do gênero da paródia. Por isso a história se passa no começo dos anos 1970, ou seja, no tempo em que a série “Dark Shadows” estava no ar.
As gags referentes à cultura, usos e costumes da época são, portanto, o forte deste filme, que não é mesmo para ser levado muito a sério, porque afinal de contas é uma comédia. Do tipo que entre nós, foi batizado por Ivan Cardoso como “terrir”. Muito engraçadas são as referências às roupas e à música da época – The Carpenters, Barry White, Elton John e Alice Cooper que aparece cantando numa festa organizada pelo protagonista do filme. Ele é um aristocrata do século XVIII (Johnny Depp) que foi transformado em vampiro por uma bruxa (Eva Green, na foto acima) e aprisionado num caixão por dois séculos. Até que, no princípio da década de 1970, ele é desenterrado e reassume a sua posição como chefe da família.
Outra fonte de humor é a sua desajeitada luta para compreender e se adaptar à realidade do século XX. Quando vê, por exemplo, um imenso luminoso com a letra “M” na porta de uma lanchonete, julga que é o símbolo de Mefistófeles, o mestre da tal bruxa que o amaldiçoara. A propósito, ela ainda vive e faz de tudo para derrotá-lo novamente. Esse é o papel da bela e talentosa francesa Eva Green (“Cassino Royale” – 2006), que se destaca bem mais do que as outras estrelas do elenco, como Michelle Pfeiffer e Helena Bonham Carter.

SOMBRAS DA NOITE
Dark Shadows
EUA, 2012, 113 min, 14 anos
estreia 22 06 2012
gênero horror / paródia / comédia Distribuição Warner Bros.
Direção Tim Burton
Com Johnny Depp, Eva Green, Cloe Moretz,
Michelle Pfeiffer, Helena Bonhan Carter.
COTAÇÃO
* * *
B O M

3 comentários:

Enaldo Soares disse...

Parece bem divertido.

Maxwell Soares disse...

Não vi. Estou curioso. Excelente texto...

eu disse...

Esperava mais desse filme...no geral é bom!