Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os principais filmes que concorrem ao Oscar 2012: as novidades e algumas injustiças

Está publicada a lista dos concorrentes ao Oscar de 2012, um evento que nenhum crítico de cinema deixa de comentar. Neste ano as indicações para melhor filme se referem a títulos de indiscutível qualidade. Nesta semana estréia um deles, que é “Os descendentes”, protagonizado por George Clooney que, inclusive, concorre com ele para o prêmio de melhor ator. Aliás, Clooney é igualmente candidato a melhor roteirista pelo filme “Tudo pelo Poder”, que já se acha em cartaz. Também estreia “Millenium: O homem que não amava as mulheres” (versão americana) – que concorre a melhor atriz e a vários prêmios técnicos. Alguns dos meus favoritos fazem parte da lista, como “Árvore da Vida” de Terrence Malick; “Cavalo de Guerra”, produzido por Steven Spielberg e que está em cartaz; “Meia Noite em Paris” de Woody Allen; “Histórias Cruzadas” de Tate Taylor (ainda não lançado) e o sensacional “O Artista” de Michel Hazanavicius, com estréia para breve. (foto acima).

Este é o raríssimo caso de um filme mudo e em branco e preto que tem toda a condição de derrubar os demais competidores. As maiores injustiças, porém se acham na área do desenho animado, que deixa de lado obras primas como “Rio”, de Carlos Saldanha, e “As Aventuras de Tin Tin”, (acima) de Steven Spielberg para incluir o medíocre “O Gato de Botas”. Como que para compensar, “Rio” só concorre a melhor canção, de Sergio Mendes, e “Tin Tin” só é indicado para melhor trilha sonora, composta por John Williams. Abaixo, Martin Scorcese atuando em seu filme "A Invenção de Hugo Cabret", que faz referência a Méliès e e Julio Verne.


4 comentários:

Cine São Paulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cine São Paulo disse...

De acordo, Luciano! "RIO" ter ficado de fora da competição foi uma p.. sacanagem! Todos os demais são da DreamWorks & Paramount

Maxwell Soares disse...

Olá, Luciano. Acabei de ler o seu post "Reencontrando a Felicidade". Excelente texto. Fico feliz por haver encontrando um blogger tão rico e tão diversificado. Parabéns. Seguindo...

urbanascidades disse...

Luciano, a premiação da Academia sempre comete algumas injustiças, e nisso é humana como todos nós.Difícil de aceitar é quando as escolhas envolvem interesses de mercado e acomodações.
Paulo Bettanin.