Textos de Luciano Ramos (jornalista, sociólogo e escritor paulista) sobre crítica de filmes nacionais e internacionais, reflexão a respeito da arte cinematográfica, notícias sobre o mundo do cinema, inserção do cinema na história da cultura, patrimônio histórico e cultural.
Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
A astronave USS Enterprise de "Jornada nas Estrelas" volta ao ar na RedeTV
Tem gente que guarda até hoje aquele uniforme de tripulante da astronave USS Enterprise feito de lycra, ou as orelhas de borracha do Dr. Spock que ganhou de presente no Natal. Outros, mais radicais, ainda hoje trocam e-mails em idioma Klingon com outros fanáticos pela série Star Trek, conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas. São remanescentes da década de 1960, quando foi lançado o seriado de TV criado por Gene Roddenberry, que teve seis temporadas e gerou 11 filmes de longa metragem, além de incontáveis livros, jogos eletrônicos e dois museus. Agora todos os sábados depois da meia noite, na Rede TV, essas pessoas poderão rever em imagem digital a versão remasterizada dos episódios originais das aventuras do Capitão Kirk e seus comandados. Filhos e esposas desses cavalheiros poderão reclamar à vontade, porque os fanáticos seguidores continuam ativos e fiéis. Basta verificar a infinidade de itens, como bonecos, réplicas de pistolas, cartazes, revistas e até as tais orelhas pontudas de borracha à venda em sites como Mercado Livro. Ou a frenética movimentação do site oficial startrek.com. Dirigido por JJ Abrams em 2009, o 11º e último filme de longa metragem é o melhor de todos: o máximo de sofisticação na dramaturgia e efeitos visuais de computação gráfica que nem o papai Roddenberry seria capaz de imaginar. Mas nada se compara à inventividade dos episódios antigos, em que a escassez de recursos técnicos era compensada pelo humor e pela simpatia.
Boa notícia a volta da série à telinha. Mas você percebeu que a foto da tripulação que você usou na postagem é uma paródia? Tem um cara ali na foto que nunca esteve na série, rs. Abraço.
Editor Geral Doutor em Cinema pela Unicamp. Crítico de cinema da Rádio Cultura FM, no programa CINEMA FALADO. Exerceu a crítica de cinema na Rádio USP, no Jornal da Tarde e na Folha de São Paulo. Dirigiu o Departamento de cinema da Rede Bandeirantes. Roteirista das minisséries "Avenida Paulista" e "Moinhos de Vento", bem como da novela "Champanhe" da Rede Globo.
Todos os textos aqui presentes no blog são de sua autoria.
4 comentários:
A série original é insuperável e uma das grandes lembranças de minha infância
Que boa notícia as fãs do seriado! Também concordo que o último longa da série é muito superior aos demais!!! JJ. Abrams de parabéns!
Boa notícia a volta da série à telinha. Mas você percebeu que a foto da tripulação que você usou na postagem é uma paródia? Tem um cara ali na foto que nunca esteve na série, rs. Abraço.
Postar um comentário