Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 2 de junho de 2009

“Duplicidade” de Tony Gilroy é (excelente) exemplo de um típico “filme de roteirista”

Alguém deve se lembrar de “Conduta de Risco” (Michael Clayton -2007), com George Clooney e Tom Wilkinson, pelo qual Tilda Swinton foi premiada com o Oscar de Atriz Coadjuvante. Quem teve a sorte de responder positivamente viu o outro filme dirigido por Tony Gilroy (Nova York – 1956), um roteirista que também dirige. Provavelmente quando o projeto não se mostra tão comercialmente irresistível quanto o Advogado do Diabo (1997) ou a série Bourne (2002/2007). Esta nova empreitada autoral traz um elenco de intérpretes bons bilheteria (Clive Owen e Julia Roberts) e, ao mesmo tempo, de extrema competência (Paul Giamatti e novamente o craque Tom Wilkinson).
Mas a trama se situa num degrau acima do que deveria estar, para ser considerada uma aventura de espionagem, movimentada e digestiva como um episódio de James Bond à moda antiga. Até caberia numa classificação de comédia de suspense, se não puxasse mais pelo sarcasmo do que pela comicidade. E se não apresentasse uma estrutura que joga com as expectativas que ela mesma vai oferecendo ao espectador. O casal de protagonistas se conhece em campos opostos, em 2003, trabalhando para a CIA e para o serviço secreto britânico. Anos depois se reencontram, agora empregados no ramo de espionagem industrial, outra vez para patrões diferentes (Giamatti e Wilkinson na foto abaixo) e que competem furiosamente entre si.

Isso é tudo o que podemos revelar sobre o enredo para não estragar, de fato, o prazer de ir sendo enganado e desenganado sucessivamente pelas reviravoltas espiraladas com que Gilroy constrói o roteiro. Como referências laterais sugeridas pelo filme, ficam uma viagem por essa guerra quente travada pelas indústrias farmacêuticas e a reflexão de como o antigo futurologista italiano Roberto Vacca estava correto, em seu livro de profecias “Il Mediovo Prossimo Venturo” (A Idade Média do Futuro – 1971). Ele dizia que a meta principal das empresas seria a de se tornarem inexpugnáveis, como os feudos medievais.
Duplicidade
Duplicity
EUA – 2008
Direção de Tony Gilroy
Gênero: Comédia de Suspense
Estreia 05/06/2009
Distribuição Paramount
Com Clive Owen, Paul Giamatti, Julia Roberts, Tom Wilkinson

Nenhum comentário: