Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Os filmes lançados no circuito comercial de SP na semana iniciada em 25 11 2016


Xavier Dolan dirige cena de "É Apenas o Fim do Mundo", melhor filme desta semana

É possível que o mercado das salas de cinema esteja começando a se auto regular, porque nesta semana temos apenas cinco filmes novos. Mas essa aparente racionalidade talvez seja apenas fruto da prudência diante do principal concorrente que é "Animais Fantásticos e Onde Habitam"Líder absoluto de bilheterias no Brasil, em seu primeiro final de semana em cartaz,o filme já foi visto por mais de 1,3 milhão de pessoas. Para enfrentá-lo, o cinema brasileiro escalou uma cantora apelidada de Pimentinha.

Com direção de Hugo Prata, apoiado por um elenco que tem Caco Ciocler e Gustavo Machado,o filme “Elis” é protagonizado por Andreia Horta, no papel daquela que foi a mais importante e mais querida cantora brasileira dos últimos tempos. O filme ganhou o prêmio de público no último Festival de Gramado e, neste que é o seu primeiro longa, o diretor traz como credencial o fato ter sido diretor da premiada serie de TV “O Castelo Ratimbum”. 

Alguns críticos, no entanto, não aprovaram o roteiro assinado por Vera Egito e Luis Bolognesi, por ser demasiadamente didático e linear. Ou seja, por ter reproduzido a biografia da cantora de maneira simples, um tanto burocrática – no sentido de ter dado importância aos seus cacoetes para caracterizá-la, como a abertura do sorriso e o movimento frenético dos braços. Mas observações como esta não derrubam a qualidade do filme que, em menos de duas horas, conseguiu sintetizar uma biografia tão rica como foi a de Elis Regina.

No campo do cinema internacional, a maior atração é Tom Cruise, do personagem título de “Jack Reacher: Sem Retorno”. Mais uma vez, ele interpreta um herói solitário dedicado a desvendar uma conspiração que envolve a sua trajetória. Ele é um militar que retorna à base onde serviu e lá encontra uma amiga presa, acusada de ter vazado informações confidenciais do exército.

O diretor é o talentoso Edward Zwick, premiado pelo Oscar por seu trabalho em “Shakespeare Apaixonado” de 2003. E assinou 22 títulos como diretor, alguns deles de ação como “O Último Samurai” também de 2003. 

Mas o melhor lançamento da semana tem como título "É Apenas o Fim do Mundo"do canadense Xavier Dolan, baseado na peça “Juste la fin du monde” de Jean-Luc Lagarce. O filme mereceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes neste ano. O elenco é todo formado por estrelas do cinema francês, como Vincent Cassel, Marion Cotillard e Léa Seydoux; além do protagonista Gaspard Ulliel, que vimos recentemente no papel de Yves Saint Laurent.

Após doze anos de ausência, um escritor volta a sua cidade-natal, com a intenção de anunciar para a família a morte que se aproxima. Mas a reunião familiar não acontece conforme o planejado...


Estreia também um filme de horror dos mais costumeiros, ainda que o seu diretor seja o DJ Caruso, um especialista na modalidade. Chama-se “O Quarto dos Esquecidos”. Esquecidos... Assim como será o filme muito em breve.
Impossíveis de serem esquecidos, na verdade, são os filmes de Brian de Palma, cuja voz estamos ouvindo na trilha do filme chamado “De Palma”. Trata-se de um documentário sobre ele e sua obra, dirigido pelo nova-iorquino Noah Baumbach, que recentemente fez o bem sucedido “Frances Ha”

Trata-se de um raro caso de documentário desenvolvido na primeira pessoa. Porque é o próprio cineasta que vai conduzindo essa exibição da vida dele e da sua própria obra. Tendo como matéria prima os filmes que ele fez, como “Carrie, a Estranha”, “Vestida para Matar”, “Um Tiro na Noite”, “Dublê de Corpo”, “Os Intocáveis” e tantos outros. 

Nenhum comentário: