Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 28 de maio de 2013

"Sem Proteção": um oportuno e surpreendente suspense político de Robert Redford

Na década de 1960, assim como faziam os militantes da luta armada contra a ditadura no Brasil, os jovens esquerdistas americanos que lutavam contra a Guerra do Vietnam se organizavam em grupos clandestinos que assaltavam bancos e colocavam bombas em lugares como o Pentágono e o Capitólio. Civis inocentes morreram nessas ações e esses crimes não prescreveram, nem seus responsáveis foram anistiados. Alguns destes guerrilheiros urbanos, ligados ao extinto Weather Underground fugiram dos Estados Unidos e outros ficaram por lá, mas forjaram novas identidades. 

É o caso do protagonista do filme “Sem Proteção”, dirigido e interpretado por Robert Redford – o terceiro na temática política, antecedido por “Leões e Cordeiros” (2007) e “Conspiração Americana” (2010). O personagem vive como um pacato advogado especialista em diretos civis, quando uma antiga companheira (Susan Sarandon - abaixo) decide se entregar à justiça, atiçando a curiosidade de um repórter (Shia LaBeouf - acima) que chega até ele no curso da investigação. Ele teria participado de um assalto a banco, durante o qual o vigia foi morto. Quase meio século depois dos atentados, o antigo ativista mantém uma visão critica do sistema, mas se arrepende do modo com o qual agia na juventude. 


Para provar sua inocência, no entanto, ele precisa encontrar outra parceira de luta (Julie Christie - abaixo) antes que o FBI o faça. Nesse processo, entramos ao lado dele num mundo de cuja existência nem se desconfiava: de certa forma, o lado radical e guerreiro do movimento hippie – de como seus membros testemunham as transformações políticas das últimas quatro décadas. Redford consegue combinar muito bem o suspense da narrativa com reflexões e perplexidades dos personagens sobre a história do país. 

Um dos pontos fortes do filme reside em seus intérpretes. Incluindo o próprio Redford, o elenco conta com quatro artistas premiados com o Oscar: Susan Sarandon, Chris Cooper e Julie Christie. Além de outros cinco que foram indicados a ele: Anna Kendrick, Richard Jenkins, Nick Nolte, Terrence Howard e Stanley Tucci. Como vemos, se o personagem central do filme perdeu interesse em arregimentação política, o mesmo não aconteceu com o seu diretor. 

SEM PROTEÇÃO
The Company You Keep 

EUA, 2012, 121 min, 12 anos
estreia 24 05 2013
gênero suspense/ história/ política
Distribuição Imagem Filmes
Direção Robert Redford
Com Robert Redford, Shia LaBeouf, 
Julie Christie, Susan Sarandon
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

2 comentários:

Enaldo Soares disse...

Fiquei muito interessado neste filme. Eu não gosto de Shia Lebeuf, mas isto é um pequeno senão.

Anônimo disse...

Luciano:

Nos cruzamos na av. Angélica na quarta-feira e nem deu tempo de nos falarmos. Fiquei profundamente imcomodado de ter perdido a oportunidade de um bom papo com você depois de anos sem nos vermos,.Graças à tecnologia, tenho esperança que você me "ouça" neste recado. Meu celular: 9 9808-4442.|Mário Lima