Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Duelo de beldades em clássico da comédia italiana: "A Bela Moleira" de Mario Camerini.


Lançado em DVD pela Versátil um clássico absoluto da comédia italiana: “A Bela Moleira”, de 1955, com Sophia Loren, Marcelo Mastroiani e Vitorio De Sica, que desta vez não é o diretor do filme. A direção ficou a cargo do célebre Mario Camerini que tinha acabado de dirigir “Ulisses” com Kirk Douglas. O ponto de partida desta comédia foi um roteiro que ele mesmo já tinha filmado 20 anos antes, baseado num romance realista do espanhol Pedro Antonio de Alarcón: “O Chapéu de três as Pontas”.
A história se passa em meados do século XVII, quando a cidade de Nápoles pertencia à monarquia espanhola. No ponto mais alto de sua veia cômica como ator, De Sica faz o papel de um governador espanhol que se aproveita do cargo para tentar conquistar as mulheres mais bonitas da região. Entre elas a esposa de um moleiro, interpretada por Sophia Loren, no auge de seus encantos femininos.
Por causa dela e das inevitáveis fantasias masculinas, o moleiro passa a ser muito bem tratado por toda a elite local e chega até a ser desobrigado de pagar os impostos abusivos instituídos pelo governo ibérico. Pagava-se inclusive imposto sobre a chuva, mesmo que ela não caísse. Esse moleiro, porém, é encarnado por Marcelo Mastroiani, um jovem brioso e de sangue quente, que para lavar a sua honra, decide seduzir a esposa do próprio governador, vivida por Yvone Samson (abaixo), uma atriz grega tanto ou mais bonita do que a própria Sophia Loren, como podemos avaliar na foto abaixo. Nos  Estados Unidos, o filme condenado pela Legião Católica pela Decência e talvez por isso – mesmo com as belas imagens em Tecnicolor e Cinemascope, numa requintada reconstituição de época produzida por Dino de Laurentis – “A Bela Moleira” não obteve o sucesso de público que merecia.
A Bela Moleira
La Bella Mugnaia
lançamento 1955
gênero comédia /história
Distribuição Versátil
Direção Mario Camerini
Com Sophia Loren, Marcelo Mastroiani e Vitorio De Sica
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

2 comentários:

Cinema que nao volta mais disse...

Maravilhoso!Um dos maiores filmes do cinema italiano.

Galex disse...

Loren tinha 20 anos e foi o primeiro filme junto com Mastroianni.