Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"As Relíquias da Morte - Parte 1" é o filme mais adulto, tenebroso e político da série

O título do novo Harry Poter é "As Relíquias da Morte - Parte 1" com praticamente o mesmo elenco de sempre e os personagens centrais, já em plena maioridade, tentando não aparentar idade. Mas o fluxo do tempo é implacável e o próprio título já anuncia a proximidade do fim. Logo na primeira cena, uma professora do herói é cruelmente assassinada, por meio de uma serpente que parece abocanhar os espectadores. Mais adiante, o casamento de dois jovens bruxos é interrompido pelas forças do mal, como se a simples idéia de reprodução e continuidade fosse indesejada no roteiro.
Os conflitos costumeiros se acentuam e o clima todo parece um pouco mais adulto e tenebroso, com mais violência, mais mistério e até perseguições de motos e vassouras pelas estradas britânicas. O poder do maligno Voldemort está aumentando cada vez mais. Tanto que ele já detem o controle sobre o Ministério da Magia e do próprio colégio Hogwarts onde o herói estudou. De certa maneira, este é o episódio mais político de todos, com vários personagens mudando de posição e de partido.
A presença do estado e da repressão é aterradora, fazendo com que o trio central e seus aliados se movimentem como se atuasse na clandestinidade de uma ditadura tipo nazista. Eles mesmos vivenciam ciúmes e atritos emocionais que quase levam à separação da trinca. Os poucos momentos de humor, aliás, só acontecem na sequencia em que Harry e seus amigos se infiltram na sede do ministério (foto acima) e provocam confusões na linha das comédias de pastelão. Mas logo em seguida a narrativa derrapa numa interminável "barriga", com a turma procurando as tais relíquias mortais. Num filme de 2 horas e meia, esse hiato sem ação poderia muito bem ser eliminado.
HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1
Reino Unido / EUA - 2010 – 147 min. - 12 anos
Gênero Aventura / fantasia
Distribuição Warner Bros.
Direção David Yates
Com Emma Watson, Daniel Radcliffe,
Rupert Grint, Helena Bonham Carter
COTAÇÃO
* * *
B O M

3 comentários:

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, Luciano!

Você também o viu na pré-estreia? rsrsrs.

Eu não sou especialmente fã da série e nem li os livros, mas achei esse filme bem melhor que os anteriores. Talvez justamente porque ele trate de dramas mais "humanos" e menos de mágicas - as quais, por sua facilidade, sempre acabam por me fazer perder o interesse pela ação.

Bjs e até mais
Dani

Ateliê Rêlele disse...

Olá,
concordo muito com o q vc disse, mas como leitora da série, acho q esse filme foi finalmente o mais fiel. O último filme foi tão sem explicação q perdeu um pouco do nexo.
Mas foi sim muito adulto e fiquei um pouco pertubada com o meu filho de 10 anos assistindo o Harry e a Hermione pelados e se beijando.
Infelizmente as crianças hj em dia viram adultos mais rápido né?
Mas enfim gostei do seu blog, parabéns!!!!

Paloma Rodrigues disse...

Eu, sinceramente, odiei o filme. Mas é o melhorzinho dos últimos três filmes. De qualquer forma, prefiro os livros =P