Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Chamado de Central da China", Walter Salles lança Zia Zhangke, um Homem de Fenyang"

Este filme que reflete a independência cinematográfica do país. O cineasta que conquistou o mundo com a excelência de seu trabalho em “Central do Brasil”, que concorreu ao Oscar de 1999. Agora ele lança um filme já aplaudido nos festivais do mundo todo e que alguns comentários bem humorados chamam de “Central da China”
 Falamos de “Jia Zhangke, um Homem de Fenyang”. Trata-se de um documentário dirigido por Walter Salles. Num artigo recente para acompanhar o seu lançamento, ele nos confidencia que a personagem de Fernanda Montenegro em “Central do Brasil” talvez fosse uma referência inconsciente à figura de sua mãe, que lá trabalhou aos 18 anos. O detalhe eletrizante é que ele só ficou sabendo disso, dez anos após a sua morte.
O tema do filme é a biografia e a carreira do cineasta chinês mais significativo do momento: o autor de “Em Busca da Vida” e “Um toque de pecado”, sobre manifestações de violência do povo chinês. O roteiro se resume a uma longa entrevista que acontece enquanto Zhangke revisita os lugares da sua infância e algumas locações de seus filmes, como o escandaloso e iconoclasta “Um toque de pecado”. Ao contrário de uma obra analítica e racional, porém, este documentário alcança momentos de pura emoção.

No meio da filmagem, o diretor chinês recebeu a notícia de que o atrevido e surpreendente “Um toque de pecado” que aliás, já foi exibido no Brasil, acabara de ser proibido pelo governo chinês. A entrevista, a partir daí, ganhou uma tonalidade absolutamente dramática, quase trágica. Em seu artigo, Salles escreve o seguinte: “Foi assim que essa conversa, tão próxima do cinema direto quanto inesperada, fez parte do nosso documentário”.

Um comentário:

Enaldo Soares disse...

Acabei de assistir Um toque de pecado. Não me espanta ele ter sido proibido na China, mas o fato do diretor ter conseguido realizá-lo por lá, rs...