Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"Ela" é o título da obra do ex-alternativo Spike Jonze, que concorre a cinco Oscars

A personagem do título não tem nome. Não passa de um pronome, que é feminino somente porque assim escolheu o protagonista do filme e proprietário do computador, ao nele instalar um sistema operacional de última geração, que obedece a comandos de voz. O diretor Spike Jonze (“Onde Vivem os Monstros”, 2009) situou esta trama em Los Angeles num futuro próximo e plausível, no qual a tecnologia da informação permitiria que o programa possuísse não apenas uma voz igual à de Scarlett Johansson (“O grande Truque”, 2006), mas também a alma de uma mulher. 
Em “Ruby Sparks: a namorada perfeita” (2012) o escritor Paul Dano se apaixonava por uma personagem que ele criou. Em “A Garota Ideal” (2009) o solteirão Ryan Gosling se casava com uma boneca inflável. Em “A Mulher Invisível” (2009), somente Selton Mello enxergava a namorada que ele mesmo tinha inventado. Em “Ela”, porém, Joaquin Phoenix (“O Mestre”, 2012) vive um caso de amor de verdade, com uma inteligência artificial e chega até a fazer sexo com ela.
A temática do filme, ou melhor, um dos assuntos que ela aborda é o do crescente isolamento a que os indivíduos vêm se acostumando. Por sua vez, a inteligência cinematográfica de Spike Jonze o leva a parodiar os filmes de ficção científica e aproveitar as oportunidades cômicas que essa melancólica parábola da solidão humana oferece – como o videogame interferindo nas conversas com o arquétipo feminino preso no computador.
Como vemos, a sofisticação que marca a comicidade de Spike Jonze não é para qualquer espectador. Por exemplo, o personagem de Joaquin Phoenix sente ciúmes da amada, encantada com outro sistema operacional que assumira a personalidade do filósofo Alan Watts – um dos divulgadores do budismo no ocidente e que, nos anos de 1960, pregava a “expansão da consciência” – justamente o oposto do que vem fazendo o namorado. 
ELA 

Her 
EUA, 2013, 126 min, 14 anos
estreia 14 02 2014  
gênero comédia/ fantasia
Direção Spike Jonze
Distribuição Sony Pictures
Com Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams
COTAÇÃO
* * * *
Ó T I M O

Um comentário:

Enaldo Soares disse...

Acabei de assistir Ninfomaníaca de Lars von Trier (achei muito bom) e Caçadores de Obras-Primas me deixou muito p***.