Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

terça-feira, 9 de julho de 2013

Eichmann julgado e Arendt condenada em docudrama de Margareth von Trotta

Neste momento em que a opinião pública brasileira começa a se manifestar novamente, estreia um drama histórico muito útil para refletirmos sobre os diversos lados das questões políticas e sociais. Funciona como um alerta contra as atitudes políticas que não se originam do senso crítico, nem de uma ideologia específica, mas sim apenas do rancor e do preconceito. Trata-se de “Hannah Arendt”, a dramatização de um conflito vivido por essa pensadora que, durante a 2ª Guerra, fugiu de um campo de concentração para os Estados Unidos. A obra é dirigida com sensibilidade e precisão pela veterana Margarethe von Trotta, especialista em cinema político, ela que foi esposa de Volker Schlondorff e realizou o premiado "Os Anos de Chumbo" em 1981. 
No papel central, temos Barbara Sukowa, a atriz preferida de Rainer Werner Fassbinder e que trabalhou com ele em obras primas como “Berlin Alexander Platz” (1980), além de ter estrelado “Os Anos de Chumbo”. O que vemos aqui, portanto é uma espécie de renascimento do cinema sério na Alemanha, de quando os títulos mostravam coragem para encarar problemas graves como o que este aborda. Ou seja, a manifestação daquela heroína da filosofia política alemã (autora de “As Origens do Totalitarismo” – 1951) que possuía origem judaica e que teve a ousadia de enfrentar a quase totalidade do grupo religioso ao qual pertencia, ao cobrir o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann para a revista americana The New Yorker
Nos cinco artigos que publicou na ocasião, ela afirmava que nem todos aqueles que foram considerados responsáveis pelos crimes do nazismo eram pessoas malignas ou sanguinárias, mas em sua maioria, apenas fracas, covardes ou idiotas. Além disso, ela apontava a participação de alguns judeus que colaboram com holocausto de seu povo no tempo de Hitler. Foi o bastante para ser execrada pela maior parte de seu próprio povo, e até por seus melhores amigos, sem jamais ter mudado de posição. Nesse sentido, a trama aborda duas condenações: a de Arendt e a de Eichmann que, pelo menos aconteceu depois de um julgamento. O filme, além disso, aprofunda a controvertida amizade entre Hannah Arendt (1906 – 1975) e o filósofo Martin Heidegger, que caíra em desgraça por causa da simpatia para com os nazistas. Tema polêmico, num filme que merece ser visto e discutido.


HANNAH ARENDT 
Alemanha/França, 113 min, 14 anos
estreia 05 07 2013
gênero docudrama/ história/ política
Distribuição Europa Filmes
Direção Margarethe Von Trotta
Com Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer 
COTAÇÃO
* * * *
ÓTIMO

3 comentários:

Mª de Lourdes disse...

Olá Luciano:
Gostei da sua resenha! É bem sucinta, mas o suficiente para entendermos sobre a história dessa brava mulher! Particularmente, gosto muito desses "tipos" de filmes sobre o nazismo ou 2ª Guerra Mundial. Pode parecer um tanto sádico, mas eu leio absolutamente tudo a que tenho acesso sobre esse "monstro" chamado Adolf Hitler e Josef Mengele! Eu li "O Diário de Anne Frank","Inferno em Sobibor" e "Arquipélago Gulag" e creio ter visto a maioria dos filmes sobre o Holocausto e mais dos tipos "A Lista de Schindler". Vi também "Bastardos Inglórios" do Tarantino, que foge um pouco sobre das crueldades praticadas pelo nazismo e revela os sonhos "utópicos" do Quentin de exterminar com toda a raça dos Hitler's .. rs rs. Ah., como seria glorioso saber que aquele verme morrera daquela forma (incendiado dentro do cinema..rs). Enfim, é isso!
Quero muito ver esse filme! Você saberia dizer-me em qual cinema está passando? Estou um pouco alienada sobre as programações de cinema e artes em geral; sorry!
Abraços de uma admiradora cinéfila!

Luciano Ramos disse...

Oi Obrigado. Em São Paulo está no Cine Livraria Cultura.

Enaldo Soares disse...

O único filme deste mês que me interessou e não passará em minha cidade.

Nós estamos ferrados com estes cinemas em shoppings que apenas passam blockbusters.