Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O trabalho de Bryan Singer em “Jack – o caçador de gigantes" não impressiona


É quase impossível reconhecer a presença de Bryan Singer na direção de “Jack – o caçador de gigantes” – uma tentativa de fazer um filme de cinema a partir de um conto de fadas de irlandês amplamente conhecido: a história de João e o pé de feijão, na qual feijões encantados geram uma árvore que dá acesso a um mundo de gigantes instalado acima das nuvens. Mesmo sem ter uma temática ou um estilo que o identifique em termos de autoria, esse realizador de 48 anos já mostrou um trabalho maduro e inteligente em títulos como “Os Suspeitos” (1995), “Operação Valkíria” (2008) e a própria série “X Men” (2003 e 2011) baseada nos quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby. 

Agora ele se comporta mais como diretor de trânsito, lutando para fazer com os atores de carne e osso consigam contracenar com centenas de figuras de animação que dominam a tela. Apesar do empenho de atores como Stanley Tucci, perfeito como vilão, e Ewan McGregor movendo-se com entusiasmo sob uma armadura de cavaleiro medieval, ao enredo faltam dinamismo e concisão. Algumas passagens importantes da história original foram cortadas, provavelmente, para reduzir a duração do filme. Isso se percebe pela cena em que o herói entra num quarto em que o gigante guarda a riqueza produzida pela galinha dos ovos de ouro, bem como a harpa mágica, que aparece de relance. 

Mas há um aspecto curioso nesta história à qual o roteirista de quadrinhos Bill Willingham tem dado a devida importância, na série “João das Fábulas”, já nas bancas de jornal. O protagonista é tratado por ele como um malandro sem escrúpulos nem moral, porque consegue vencer o gigante seduzindo a sua esposa e roubando-lhe a galinha e a harpa mágicas antes de assassiná-lo.

JACK – O CAÇADOR DE GIGANTES
Jack, the Giant Slayer
EUA, 2013, 114 min, 10 anos
estreia 29 03 2013
gênero aventura/ fantasia
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Bryan Singer 
Com Nicholas Hoult, Ewan McGragor, Stanly Tucci, Eleanor Tomlinson 
COTAÇÃO
* * 
REGULAR

Nenhum comentário: