Encontre o que precisa buscando por aqui. Por exemplo: digite o título do filme que quer pesquisar

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Do carioca Flavio Frederico, "Boca" retrata uma marginalidade paulista que não existe mais.


 Em 2001 o carioca Flávio Frederico surpreendeu com “Urbânia”, filme híbrido de documentário e epopeia, em que um cego (Turíbio Ruiz) tentava reencontrar a cidade de São Paulo que conhecera antigamente, com a ajuda de um amigo (Adriano Stuart), o qual ia lhe descrevendo o que via. Agora, ao realizar “Boca”, sobre a carreira criminosa de Hiroito de Morais Joanides (Daniel de Oliveira na foto acima), entre 1958 e 1963, de certa forma ele se coloca na mesma posição do personagem daquele filme anterior. Por mais que procurasse na São Paulo de hoje, o diretor não encontraria o menor vestígio daqueles locais por onde circulara aquele que foi chamado pelos jornais de “o Rei da Boca”. E nem aquele tipo de marginal solitário, que não pertencia a nenhum grupo organizado e que desprezava os seus próprios auxiliares, por ter lido alguns livros e ter origem social na classe média alta. Aliás, o filme se baseia no livro que ele mesmo escreveu na prisão.
Só isso já é uma marca diferenciadora do que é visto atualmente nos jornais e no cinema, em que se consolidou uma relação quase inevitável entre pobreza e criminalidade. Do ponto de vista visual, Frederico foi extremamente feliz ao recriar a paisagem urbana da velha Boca do Lixo por meio de locações, algumas delas em Santos, contando até com a exibição de um bonde em movimento. Paulo Cesar Pereio para interpretar o delegado corrupto que o persegue e apoia ao mesmo tempo foi uma boa escolha. 
Tanto a fotografia de Adrian Teijido, quanto Hermila Guedes (foto acima), como a esposa, Milhem Cortaz, como o capanga, e Leandra Leal (foto abaixo) como a parceira, estão corretos. Já a trilha sonora acerta na escolha das canções, mas vacila em tentar impor um clima de filme policial dos anos de 1950. Por sua vez, Daniel de Oliveira encarna o personagem como se vestisse uma máscara de corpo inteiro. O roteiro, porém, é o ponto fraco da produção e se ressente de um olhar para o interior do protagonista, que percorre o filme sem qualquer conflito íntimo, dando a entender que envolvimento com o crime pudesse ser explicado por uma espécie de propensão genética.
BOCA 
Brasil, 2012, 101 min, 16 Anos
gênero docudrama / policial
estreia 05 10 2012
Distribuição Nossa Distribuidora 
Direção Flávio Frederico 
Elenco Daniel de Oliveira, Hermila Guedes, 
Milhen Cortaz, Leandra Leal
COTAÇÃO

* * *

B O M 

Nenhum comentário: