Filme narra a infância de um garoto - inspirado no escritor - durante os anos 30
Neste ano de 2016 foi lançado o filme brasileiro “O Escaravelho do Diabo”, que pertence a um gênero raro entre nós que é o filme juvenil. Como a gente não tem parâmetros para a comparação, vamos sugerir a revisão de um belo exemplo lançado em 2014 que foi "O Menino no Espelho" - filme o qual pode ser visto em DVD ou na TV a cabo.
É a adaptação de um romance autobiográfico de Fernando Sabino que faleceu há 10 anos, sobre a sua infância em Belo Horizonte por volta de 1938, época do levante dos integralistas – que aliás aparece no personagem muito bem trabalhado de Ricardo Blat. Assim como todo os interpretes, principalmente os infantis, Mateus Solano está excelente como o pai. Mas quem brilha mesmo é o novo astro Lino Facioli – que nasceu em Ribeirão Preto e, desde os 7 trabalha no cinema na Inglaterra, onde já fez 7 filmes e 6 episódios da série "The Game of Thrones". O garoto é de fato um fenômeno em termos de comunicabilidade e simpatia...
Guilherme Fiuza Zenha, o diretor de "O Menino no Espelho"
O roteiro consegue se fazer ao mesmo tempo fantástico e realista, educativo e divertidíssimo, irreverente e filosófico ao abordar a inevitável dualidade das crianças sempre em confronto com a sociedade dos adultos. Mas um dos pontos altos de "O Menino no Espelho" é a direção de arte que nos permite viajar para o Brasil, bem mais simples e tão belo, como era há 80 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário